Resumo. A Educação Física (EF) no Brasil surgiu por influência militar visando à difusão de sua prática por toda a extensão do território com o principal objetivo de criar uma cultura de “corpo são” no povo brasileiro.
A Ed. Física Militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, portanto ela deveria ser suficientemente rígida. A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed.
B.
Após isto, vemos durante o Governo Vargas uma Educação Física de concepção Militarista, com o intuito de formar uma juventude pronta para defender a Pátria. Sobre o contexto histórico, lembremos que a década de trinta começou com o Brasil buscando sua identidade cultural e econômica.
A introdução da educação física de forma sistemática no Brasil esteve intimamente relacionada à experiência francesa nessa área, tendo os militares brasileiros desempenhado um papel semelhante ao dos militares na França. As exceções são os trabalhos de Cantarino Filho (1982), Horta (1994) e Lima (1980).
foi criada no Exército a Liga Militar de Futebol que, em 1920 passou a ser denominada Liga de Sports do Exército. Em 1922, o Exército tomou novas iniciativas para estabelecer uma política sistemática de implantação da prática da educação física, fundando o Centro Militar de Educação Física.
38 curiosidades que você vai gostar
7 Já na antiguidade, especificamente na Grécia antiga, surgem os primeiros métodos de treinamento do corpo com objetivo militar (Esparta) e a educativo/estético (Atenas).
Treinamento físico militar (TFM) é a prática da educação física no meio militar. É caracterizado por atividades desportivas comuns como corridas, natação e esportes coletivos, e por atividades físicas específicas como pista de treinamento de circuito, ginástica com toros e provas do pentatlo militar.
A noção central da literatura da área de Educação Física indica que a instituição militar tinha a prática de exercícios físicos sistematizados, que foram incorporados pelo plano civil a partir do conhecimento médico.
A Educação Física (EF) no Brasil surgiu por influência militar visando à difusão de sua prática por toda a extensão do território com o principal objetivo de criar uma cultura de “corpo são” no povo brasileiro.
Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
- Enquanto a higienista buscava a saúde pública e dos indivíduos, a militarista visava a “saúde da pátria”. - Ganhou força especialmente no período pós-guerra, durante a República Populista; sendo impulsionada pela ideologia nacionalista- desenvolvimentista de JK, que preconizava a aliança das classes.
A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. ... A Educação Física obrigatória em todos os níveis escolares foi uma das formas do governo promover hábitos higiênicos e de saúde entre a população.
A relação aluno-professor abandona a postura paciente-médico, como era considerada na tendência Higienista, e passa a vigorar como recruta-sargento. Não há diálogo entre ambos. Os fundamentos do nazismo e do fascismo, em ascensão na Europa, também são percebidos.
Concluiu-se que houve forte influência militar com predomínio dos ideários de eugenia e higiene na implan- tação e desenvolvimento da ginástica no País, somente sendo desvinculados nas últimas dé- cadas do século XX.
As preocupações com eventuais guerras e o envolvimento do país nestes conflitos chegam à Educação Física com avidez. O período militarista se configura entre o final da Primeira e a Segunda Guerra Mundial, portanto, uma época de conturbações políticas (GHIRALDELLI JUNIOR, 1998).
A Abordagem desenvolvimentista pretende adequar as insuficiências motoras do indivíduo, bem como ordenar movimentos inconsistentes e desordenados e corrigir desvios na progressão de aquisição de habilidades motoras.
Com a educação física consolidada no interior da própria instituição, o Exército, durante toda a década de 1930, estenderia sua influência sobre todo o “corpo da Nação” através do controle da educação física. Essa iniciativa intervencionista, no entanto, encontrou resistências desde o início.
Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia, as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos, representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.
No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Em meados da década de 70 o governo militar apoiou a Educação Física escolar no objetivo de formar uma juventude forte e saudável para o exercício da defesa nacional, bem como, desmobilizar forças oposicionistas, criando fortes laços entre o nacionalismo e o esporte.
Protocolo de treinamento
O TFM foi realizado numa frequência de cinco sessões semanais (segunda a sexta-feira) e com duração de 90 minutos, distribuídas, geralmente, em duas sessões de treinamento cardiopulmonar, duas de neuromuscular e uma de natação.
Além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas podem trazer inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos estes muito importantes, principalmente para os policiais militares, devido às inúmeras situações de stress a que são submetidos.
A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...
Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos. ... Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Como fazer inscrição para UFRJ?
Como passar a conta do Instagram para outra pessoa?
Como se vestir para formatura convidado?
Como se preparar para o ITA sozinho?
Pode usar brinco em uma entrevista de emprego?
Como receber o FGTS no Caixa Tem?
Quantas questões tem a prova do Detran 2020?
Como se inscrever na Plataforma CAPES?
Como colocar o AutoCAD 2021 no modo clássico?
Como ocorreu a formação da nação brasileira?
Como alterar IPTU residencial para comercial?
Como e onde se inicia uma partida de basquete?
Como se preparar para a residência médica?
Como se cadastrar no Minha Casa Minha Vida Belém?