A interação social tem um papel indispensável do desenvolvimento cognitivo, cabe àqueles responsáveis pela educação da criança intermediar esse aprendizado ajudando-a a diferenciar o que é certo ou errado, reconhecendo sua cultura e seus aspectos sociais, assim como outros a que deve respeitar.
Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Em outras palavras, esse campo do conhecimento serve para evidenciar comportamentos normais e prejudiciais, incentivando melhorias e corrigindo falhas.
O desenvolvimento humano é um processo de construção contínua que se estende ao longo da vida dos indivíduos, sendo fruto de uma organização complexa e hierarquizada que envolve desde os componentes intra-orgânicos até as relações sociais e a agência humana.
E é importante frisar que muito do que nós somos, independentemente de fatores genéticos, é resultado do contato que temos com o meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos durante toda a vida. ...
Onde há vários grupos de pessoas que são destacados na sociedade e buscam pra si mesmo ou interagem para o próprio grupo ideias, costumes, valores e normas.
A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.
A importância do estudo do desenvolvimento humano Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Diversos fatores indissociáveis e em contínua interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São eles (Bock, Furtado e Teixeira, 1999):
Compreender o desenvolvimento humano implica em conhecer as características comuns de cada faixa etária, para que reconheçamos as individualidades, o que torna-nos mais aptos para observar e interpretar os comportamentos, e com isso, conseguimos planejar o que e como ensinar aos nossos alunos.
O Desenvolvimento Humano: Fatores e Aspectos. Estudar o desenvolvimento humano implica no estudo dos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Este estudo refere-se ao desenvolvimento mental e ao desenvolvimento orgânico.
Logo, observamos que o indivíduo ao se desenvolver, é influenciado pela raça, etnia, cultura, estilo de vida, sistema familiar e condição socioeconômica (classe social, educação, ocupação e renda). Também é percebida a ausência ou não de deficiências mentais ou físicas.
Como espantar um gafanhoto de casa?
Como fazer o Garraduende se manifestar?
O que fazer quando não se consegue pagar um financiamento?
Como sair de um casamento com um manipulador?
Qual o remédio para síndrome do pânico?
Como nasce o mosquito de banheiro?
O que fazer para se livrar de uma obsessão?
O que fazer com a aliança depois do término de namoro?
Porque é difícil desapegar de um narcisista?
Como desativar o Controle dos Pais no Gmail?
O que fazer com uma pessoa possessiva?
Como sair de um redemoinho de água?
Como responder um elogio no iFood?
Quando começou a automação residencial?
Como responder na entrevista de emprego?