A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.
A inclusão no ensino e no mercado de trabalho
Aceitar a matrícula de alunos surdos está longe de ser o necessário. Esses estudantes com necessidades especiais deveriam estar junto ao restante dos alunos, mas o que vemos é a criação de salas exclusivas para surdos, que são educados separados do restante.
Qual a importância da cultura surda? É justamente dentro da cultura surda que as pessoas se reconhecem e podem exercer uma melhor comunicação e interação com os demais indivíduos. Além disso, por usar principalmente a Libras, as pessoas surdas se expressam com mais facilidade e sem preconceitos dentro desses grupos.
Aprenda Libras!
Saber se comunicar (mesmo que em um nível básico) pela língua materna da comunidade surda é muito importante. Se a pessoa surda for um familiar, torna-se ainda mais fundamental conhecer a Libras para estreitar os laços, trocar ideias, aprender e ensinar, compartilhar a vida.
Pessoas surdas são aquelas que possuem perda auditiva (total, bilateral ou parcial) de 41 decibéis ou mais. Por exemplo, se a pessoa possui deficiência auditiva moderada, o som mais baixo que ela consegue ouvir em boas condições de audição é a partir de 41 decibéis.
32 curiosidades que você vai gostar
Os surdos são tratados preconceituosamente como incapazes de apreender. Os recursos visuais, caminho quase que óbvio para o ensino de quem não ouve, não recebe a devida atenção de parte dos professores observados.
Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada. E é considerado parcialmente surdo todo aquele que a capacidade de ouvir, apesar de deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
A inclusão dos surdos não é um fato que envolve somente as pessoas que apresentam esta necessidade educativa especial, mas também diz respeito às famílias, professores, funcionários e toda comunidade escolar, na medida que a instituição escola tem como função construir uma sociedade justa e igualitária.
Então usem a literatura surda para mostrar a diversidade surda para o aluno surdo e para os demais. É importante explicar aos demais alunos sobre o aluno surdo e como se comunicar com ele. O pré-conceito pode ser amenizado. O preconceito pode ser combatido com informação.
Para isso, algumas dicas são importantes para ajudar na interação.Não grite. Explique que as crianças podem falar com os colegas surdos em um tom de voz natural, e aumentarem o tom apenas se eles solicitarem.Fale de frente para a pessoa. ... Não fale enquanto mastiga.
Visualidade: a vivência surda é muito visual. A visão é possivelmente o principal sentido de contato com o mundo, de apreensão e significação das informações. Na visualidade se centram, certamente, a maior parte das alternativas planejadas para a pessoa surda, como se observará mais adiante.
Na cultura surda, faz parte do senso comum chamar-se ouvinte àquele que ouve, em contraste com o surdo, que não ouve (total ou parcialmente). Nessa cultura, o termo ouvinte pode também referir-se à cultura das pessoas que ouvem, normalmente diferenciando-a da cultura dos surdos.
Entender que os surdos possuem sua própria historicidade é fazer conhecida sua cultura, proporcionando assim, o fortalecimento de sua identidade politicamente quanto cidadão. Vale lembrar que todo cidadão tem o direito a ser educado em sua própria língua, o acesso a Libras assegura as relações afetivas e sociais.
A forma de comunicação por sinais, além de qualificar a destreza e cognição de deficientes auditivos, abrange portas para um outro patamar de linguagem a ponto de proporcionar um acesso a vida num todo, assim como o conhecimento do seu próprio ser.
A inclusão dos estudantes surdos é recente nas escolas, causando ainda muita dificuldade no âmbito escolar e para o próprio professor que muitas vezes não tem habilidade na língua dos sinais “Libras” aprendendo dentro de sala de aulas com os colegas dos estudantes surdos que também se comunicam com dificuldade com os ...
A inclusão de surdos tem como meta colocar a criança em condições sociais de interação com os ouvintes, explorando ao máximo suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais.
Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de ...
[...] a inclusão do aluno surdo deve ocorrer desde a educação infantil até a educação superior, garantindo-lhe desde cedo utilizar os recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional e usufruir de seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do ...
Para isso, o ideal é que as empresas apostem na formação de um Comitê de Inclusão. O ideal é que essa equipe seja formado por especialistas em Recursos Humanos. Esses profissionais devem observar as necessidades dos funcionários com perda auditiva e preparar toda a equipe para recebê-los.
As principais adaptações são:Observar o nível de ruído no local;Identificar os sinais sonoros existentes no ambiente de trabalho, para que sejam acompanhados por sinais luminosos;Implantar sistema Intranet para comunicação;
Dicas quando seu aluno tem defiência auditivaMinimize o ruído na sala de aula. Uma sala de aula padrão é um lugar barulhento. ... Assentos preferenciais. ... Durante as discussões em grupo. ... Use um caderno para se comunicar com a família. ... Consiga a atenção.
O sujeito surdo que de acordo com Felipe e Monteiro (2001), são aqueles que participam de comunidades, associações na sua própria cidade ou em outras localidades, sendo fatores predominantes dessas comunidades surdas o uso da Língua de Sinais, os esportes e as interações social.
Centralleve: o deficiente auditivo ouve bem os graves, mas sente dificuldade com os agudos;moderada: ouve sons graves menos ruidosos e, se estiver em um ambiente com música, não compreende as falas;severa: o surdo não ouve a fala humana, e raramente escuta o celular chamando;profunda: o surdo não ouve nada.
16 causas da surdezAlteração metabólica. Alterações como diabetes e hipertensão arterial podem causar a que vem sendo chamada de perda auditiva metabólica. ... Barotrauma. ... Caxumba. ... Colesteatoma. ... Doença de Ménière. ... Genética. ... Medicamentos ototóxicos. ... Meningite.
Um exemplo disso é que apenas 7% dessas pessoas tem curso superior completo, 15% o ensino médio, 46% o fundamental e mais de 32% não tem escolaridade alguma. Para garantirem uma renda e sobreviverem, 43% dos surdos trabalham em organizações privadas e 37% trabalham como autônomos, a fim de garantir o sustento.
O que empreender em 2021 com pouco dinheiro?
Quantos quilômetros uma Fan 150 faz com 1 litro de gasolina?
O que é um assistente doméstico?
Quais são as doenças permanentes cadastradas no BPC?
Quem nasce no dia 3 de Março é de que signo?
O que é consciência de acordo com a filosofia?
Qual o nome da rua principal de Pipa?
O que significa prazer para o epicurismo?
Como medir sítio pelo Google Maps?
O que faz a cevada na cerveja?
Quantos recursos pode ter um processo trabalhista?
O que é ordem crescente é decrescente 4 ano?
O que precisa para fazer a escritura de um terreno?
Porque não pode queimar plástico?
Quem detectou o antipróton e o Antinêutron?