O stakeholder ajuda a entender como e onde melhorar para cumprir os objetivos das organizações. Além do mais, é importante para saber como entregar um projeto que ajude todas as partes. Portanto, a importância do stakeholder foca em seu poder de agir tanto de forma positiva quanto negativa.
Os stakeholders são classificados como: primários e secundários. Os primários são: proprietários, clientes, fornecedores empregados e a concorrência; os secundários são: governos internos, governos externos, mídia, comunidade, organizações sem fins lucrativos, analistas financeiros, instituições financeiras.
Em uma tradução livre para o português, o termo significa parte interessada. A teoria é de que, para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor(seja ele financeiro ou não) para uma série de interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são alguns exemplos.
Refere-se as pessoas que têm interesse na Gestão do Projeto ou na Gestão da Empresa. Os Stakeholders são peça fundamental de apoio a organização e também devem ser considerados na tomada de decisão de uma empresa. Eles podem ser internos ou externos.
Os stakeholders são os públicos de interesse de uma organização. São as partes interessadas e envolvidas voluntária ou involuntariamente com a mesma, onde há um objetivo específico de relacionamento, trazendo benefícios para ambas as partes.
Organizações são geridas por meio de processos de negócios, os quais podem ser alavancados pela construção de um bom planejamento estratégico que direcione as ações a serem tomadas em busca de objetivos que agreguem valor à organização.
Já os shareholders, por sua vez, possuem interesses em relação às direções tomadas pela empresa, pois investem nela. Detém parte de seu capital e, por isso mesmo, podem ter ganhos ou perdas financeiras de acordo com as estratégias adotadas pela empresa. Assim sendo, tem maior influência do que um stakeholder.
Como gerenciar os stakeholders de uma empresa? Gerenciar os stakeholders não é uma tarefa fácil, mas isso não significa que seja impossível de executar. Ainda mais agora que você já entendeu melhor o que são, qual a importância e os principais tipos de stakeholders.
Afinal, quando falamos de stakeholders, estamos nos referindo a ninguém mais, ninguém menos que todas as pessoas interessadas nos processos e resultados de uma empresa. Então, por mais que pareça só mais um termo em inglês no mundo dos negócios, conhecer quem são os stakeholders de uma organização é fundamental para os seus objetivos.
Stakeholders podem ser pessoas, áreas, organizações, entidades ou todos que estão interessadas direta ou indiretamente em um projeto. Como podem afetar ou se serem afetados pelo trabalho, a importância deles é fundamental. É preciso entendê-los, mapeá-los e gerenciá-los para melhorar essa relação.
O que fazer com crise de hérnia de disco?
Quanto ganha um juiz com os auxílios?
Como subir no ranking do Overwatch?
Como registrar um imóvel com contrato de compra e venda?
Quais são as desvantagens da automação industrial?
Para que serve o clonazepam de 2mg?
Quanto tempo dura o efeito do paracetamol 750?
Quantas cotas por família Auxílio Emergencial 2021?
Quantos ml tem um frasco de Radiesse?
Porque o refrigerante e uma solução supersaturada?
Qual produto devo usar primeiro na piscina?
Qual tamanho é considerado gorda?