Sabe-se, entretanto, que as crenças, ritos, rituais e cultos são efetivados e sentidos de diferentes formas e contribuem essencialmente para a formação e educação das pessoas. Através deles, elaboram-se conhecimentos, ampliam-se representações.
“Os rituais transmitem uma mensagem de ordem e a promessa de continuidade”, diz a antropóloga do consumo Hilaine Yaccoub, doutora pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela ressalta que é muito importante neste período que as datas especiais não passem em branco. “Os rituais não são simples formalidades.
Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.
Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em nossa sociedade, os ritos ligados a nascimentos, mortes e casamentos são praticamente monopolizados pelas religiões. Já as formaturas não costumam ser, em si, religiosas, mas frequentemente têm importantes momentos religiosos.
Música, dança, festas, produções estéticas, roupas, comidas, por exemplo, fazem parte de um universo cuja ordenação social, cultural e política amplia o conceito de ritual. Nesse sentido, os espaços ritualísticos não são apenas os ligados à religião ou misticismo.
36 curiosidades que você vai gostar
Muitas vezes, rito e ritual são usados como sinônimos. Mas podemos pensar da seguinte maneira: o ritual é uma cerimônia especial (como a missa ou o culto) formada por um conjunto de ritos, gestos e palavras próprios de cada religião. O batismo católico e o enterro judaico são exemplos de rituais religiosos.
"O que é um rito?", perguntou o pequeno príncipe. "São coisas que também foram esquecidas nos dias de hoje", disse a raposa. "Os ritos são o que faz um dia ser diferente do outro, e uma hora diferente da outra.
Os textos sagrados escritos, para algumas tradições religiosas, são criados a partir da manifestação e/ou inspiração divina, ou seja, o próprio divino se faz presente de alguma maneira para enviar a mensagem ao homem religioso.
Essas ocasiões são chamadas de rituais de passagem, ou seja, cerimônias que sinalizam o reconhecimento social de um indivíduo perante a comunidade da qual faz parte. ... Representa o momento em que passamos de um ciclo a outro e somos chamados a nos posicionarmos enquanto indivíduos no espaço social em que vivemos.
Como saber se a chuteira Adidas e primeira linha?
Como saber se a vela está boa ou ruim?
Como saber se a conta do Itaú está ativa?
Quando a câmera fica vermelha?
Como consultar pontuação da CNH Detran RJ?
Qual o papel do técnico de enfermagem no campo da saúde mental?
Como encontrar câmeras espiãs?
Qual é a melhor caixa de som para TV?
Como é as folhas do ipê amarelo?
O que é preciso para conseguir a Certificação ISO 14000?
Como saber que cor vai ficar os olhos do bebê?
Como faço para conseguir o XML de uma nota?
Como tirar a carteira de piloto?
Como tirar meu cartão do Uber de outra pessoa?