Na perspectiva pedagógica, os autores Piaget, Vygotsky e Wallon contribuem, com suas teorias, de forma significativa e eficaz para a compreensão do desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem.
Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. ... Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.
Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem. As ideias de Piaget continuam sendo estudadas e aplicadas no mundo todo. ... Para ele, o professor deve orientar os estudantes no caminho da aprendizagem, de forma a favorecer a autonomia no aprender.
Para Piaget a Afetividade é uma energia impulsionadora das ações do sujeito, o que Wallon complementa dizendo: “a afetividade é um componente permanente da ação”. ... Nesse contexto há que se valorizar a mediação social que, segundo Wallon (in Dantas 1991, pag.
TEORIA DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DE JEAN PIAGET
Suas teorias mais reconhecidas são a "Epistemologia Genética" e a "Teoria do conhecimento", sendo esta última uma das teorias atuais fundamentais para os estudos cerca da pedagogia e do desenvolvimento infantil.
24 curiosidades que você vai gostar
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem. ... Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, Determina a maneira de pensar.
Para Piaget, a estrutura cognitiva vai construindo-se concomitante à construção de novos conhecimentos, por meio da busca natural do homem de adaptar-se ao meio ambiente. Piaget concebe o homem como sujeito ativo dentro do processo de aprendizagem, por entender o conhecimento como o resultado da interação homem-meio.
Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.
Principais semelhanças ente Piaget, Vygotsky e Wallon
Os três eram sócio-interacionistas. Portanto, pensavam o homem como um ser social. Tinham formação acadêmica em outras áreas que não a educação. E deram contribuições valiosas à educação através das teorias psicogenéticas.
Na perspectiva pedagógica, os autores Piaget, Vygotsky e Wallon contribuem, com suas teorias, de forma significativa e eficaz para a compreensão do desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem.
Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.
Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...
Interação e construção; • A construção das estruturas da inteligência na criança e os fatores do desenvolvimento; • Tipos de experiência e abstrações envolvidas; • A adaptação e o processo de equilibração; • A aprendizagem e o desenvolvimento; • Piaget e a educação.
Vygotsky atribui importância a linguagem, pois além da função comunicativa, ela é essencial no processo de transição do interpessoal em intramental; na formação do pensamento e da consciência; na organização e planejamento da ação; na regulação do comportamento e, em todas as demais funções psíquicas superiores do ...
Vygotsky afirma que, em qualquer pessoa, existem dois níveis de desenvolvimento: um nível de desenvolvimento efetivo, indicado pelo que o sujeito pode realizar sozinho e um nível de desenvolvimento potencial, indicado pelo que o indivíduo pode realizar com ajuda de outra pessoa mais velha ou mais experiente.
O biólogo suíço observou inicialmente o desenvolvimento de seus filhos, interagindo com eles e registrando suas respostas. Foi o primeiro a estudar sistematicamente a percepção e a lógica infantil; além disso, trouxe ao seu objeto de estudo uma nova abordagem de amplitude e arrojo invulgares.
Jean Piaget e Lev Vygotsky eram ambos psicólogos do desenvolvimento que estudaram como a linguagem se desenvolve em crianças. Piaget e Vygotsky acreditavam que a natureza curiosa das crianças dá-lhes a capacidade de desenvolver competências linguísticas desde tenra idade.
Do que foi visto é possível afirmar que tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conhecer o processo de desenvolvimento.
As teorias psicogenéticas de Piaget, Vygotsky e Wallon são interacionistas. Isso quer dizer que consideram a ação do meio e suas peculiaridades no desenvolvimento e na aprendizagem humana, pressupondo trocas ativas entre o organismo e o ambiente.
A importância do ambiente no desenvolvimento cognitivo pode ser considerada como ponto em comum entre as abordagens de Piaget e de Vygotsky, pois, para ambos, é a partir da experiência, da ação sobre o meio, que a criança se desenvolve.
– Piaget: desenvolvimento da aprendizagem no sentido biológico, com foco no amadurecimento das estruturas genéticas e cerebrais. ... Wallon: desenvolvimento da aprendizagem no sentido psicológico, com foco na criação da identidade própria da criança.
Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. ... Os estudos de Vygotsky sobre a aquisição de linguagem como fator histórico e social enfatizam a importância da interação e da informação lingüística para a construção do conhecimento.
A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio.
Sua percepção sobre o aprendizado das crianças serve como base para muitas linhas educacionais atuais – vem de Piaget a origem da corrente pedagógica construtivista, que prioriza a interação no processo de aprendizagem para que o aluno construa e consolide de modo mais sólido seus próprios saberes.
O construtivismo contribui de forma bastante direta na educação da criança, pois propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, valorizando a pesquisa e a busca do conhecimento em grupo; contribui com o desenvolvimento do raciocínio, pois a criança busca respostas às suas indagações.
Qual é o nome da filha da Temari?
O que aconteceria no planeta se o efeito estufa?
Como seria a Mona Lisa atualmente?
Como você acha que seria o mundo se a roda tivesse sido inventada?
Como ver o meu perfil do Orkut?
Como consultar o IPVA 2021 pe?
Quanto vale as letras no pife?
Porque contar histórias com objetos?
O que fazer para ser mais viril?
Como seria a cidade ideal segundo Platão?
Como se tornar uma pessoa autêntica?
Como imprimir PDF direto do E-mail?
Qual roupa usar para fotos Pré-wedding?
O que fazer para ficar com um visual gótico?
Como funciona o empréstimo Santander?
Como pagar barato em plano de saúde?