Um dos principais objetivos da eficiência reprodutiva na suinocultura é o aumento do número de leitões nascidos por parto (CARVALHO et al., 2003). A mortalidade em suínos pode atingir altos índices do nascimento ao desmame.
O principal objetivo da eficiência reprodutiva dos suínos é o aumento do número de leitões nascidos por parto e os dois principais componentes relacionados ao tamanho da leitegada são a taxa de ovulação e a mortalidade embrionária (CARVALHO et al., 2003).
Índices zootécnicos se referem a traços e particularidades de cada rebanho, que, quando analisados de maneira correta, permitem ao produtor alcançar um maior desempenho em seu trabalho, por meio do monitoramento dessas informações e estabelecimento de objetivos que devem ser cumpridos a longo prazo.
Gestão do estabelecimento suinícola
É fundamental destacar a necessidade de buscar e analisar informações acerca do estabeleci- mento suinícola, bem como do ambiente no qual ele se insere, sobretudo das suas relações com o restante da cadeia produtiva (fornecedores, agroin- dústrias e consumidores).
A fêmea deve estar perfeitamente em cio (imóvel), com a vulva higienizada. O cachaço não deve apresentar problemas de aprumos, sendo recomendado a realização de desinfecção do prepúcio 4 à 5 vezes por ano. A baia de cobertura não deve ter cantos e nem pontos que possam causar lesões nos animais.
16 curiosidades que você vai gostar
A produção de leitões envolve a fase de reprodução e tem como produto final os leitões – desmamados ou para terminação; A produção de terminados envolve somente a fase de terminação; A produção de reprodutores visa obter futuros reprodutores — machos e fêmeas.
- Vários fatores irão influenciar a melhor eficiência reprodutiva de uma granja, e entre eles podemos listar os principais:NÚMERO DE LEITÕES/FÊMEA/ANO. ... Taxa de Ovulação. ... TÉCNICAS DE MANEJO PARA CONTROLE DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS REPRODUTIVOS DA ESPÉCIE SUÍNA. ... Manejo de alimentação. ... Quantidade e a qualidade da água.
Uma dieta balanceada e adequada para cada fase produtiva promove o pleno desenvolvimento das suas funções e melhora, consideravelmente, os índices zootécnicos do plantel.
Sistema intensivo - confinado de alta tecnologia
Possui alta concentração de animais e com sítios múltiplos especializados. A genética dos animais é especializada, além de alto nível de nutrição e manejo, conferindo um máximo desempenho zootécnico. Os animais criados neste sistema apresentam alto nível sanitário.
"Esse tipo de sistema tem como grandes vantagens a concentração da mão-de-obra e o menor custo de frete dos animais", afirma. "Já a grande desvantagem desse tipo de sistema de produção está relacionada à condição sanitária do rebanho", completa Vargas.
4 principais índices zootécnicos utilizados em fazendas leiteiras Evolução do número de vacas em lactação. ... Porcentagem de vacas em lactação em relação ao rebanho total. ... Vacas em lactação por hectare. ... Produção individual das vacas.
É realizado o cálculo dividindo a produção total, pelo número de animais do rebanho. Esse parâmetro permite avaliar a eficiência do rebanho. Ou seja, quando ele for muito baixo estará indicando que temos poucos animais produzindo, ou que temos uma recria inchada.
“Os índices são importantes para que o produtor possa conhecer a situação produtiva, reprodutiva e sanitária do rebanho, e, também, para poder estipular metas a curto, médio e longo prazos”, destaca Juliana Jorge Paschoal, coordenadora do curso de Zootecnia das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).
Os registros realizados durante o ano da realização da pesquisa, geraram índices zootécnicos da eficiência das matrizes na produção e que são apresentados na (Tabela 1) como fêmeas em produção, retorno ao cio, taxa de aborto, nascidos totais por parto e taxa de parição. O índice retorno ao cio teve uma média de 6,77%.
Em se tratando de exploração pecuária, o objetivo principal, é o de reduzir a níveis adequados, a pressão infectiva no ambiente, garantindo a saúde e o bem-estar, indispensáveis para um melhor desenvolvimento e ou produção dos animais.
Atender às necessidades básicas dos suínos faz parte das premissas do bem-estar animal, e o manejo da alimentação, quando praticado corretamente, assegura a saciedade e mantém a integridade do suíno sem lhe causar deficiências nutricionais.
No Brasil, os principais sistemas de produção intensiva de suínos, são: o Sistema Intensivo de Suínos Confinados (SISCON) e o Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL), como explica o nome do sistema, em um deles os animais são criados durante toda a sua vida em confinamento e o outro, tem acesso ao ar ...
Sistema extensivo; • Sistemas intensivos: ▫ Semi-confinado; ▫ Confinado; ▫ Criação ao ar livre. Presença de animais tipo banha; • Criações de baixo índice de produtividade; • Não há separação dos animais de acordo com a fase.
O sistema wean-to-finish (WF) consiste em um sistema onde os leitões após serem desmamados aos 28 dias, são encaminhados para um galpão onde permanecem até o abate, ou seja, os animais não passam pela tradicional fase de creche.
As vendas de exemplares, de banha ou de carne são, em geral, os principais objetivos da engorda de suínos no sistema extensivo. A disponibilidade de piquetes com boas condições de vegetação, secos e sem áreas úmidas ou alagadiças, já é um bom começo para uma atividade que requer poucos cuidados e tem baixo custo.
Em novembro altas foram registradas, mas a representação do custo de produção frente ao preço médio do quilo do suíno vivo recebido pelo produtor se manteve alta, já a margem de lucro do suinocultor ficou em 21%. A cotação média do mês foi R$ 8,58, já o custo de produção foi R$ 6,77.
#1 – Criação de Avestruz
Já que eles se alimentam de gramíneas, arbustos e folhas de árvores, as pastagens são lugares bem aceitos por elas. As fêmeas têm uma vida reprodutiva em torno dos 35 anos e põem uma média de 30 ovos por ano – sendo que 50% deles darão origem a novas aves.
O manejo reprodutivo engloba um conjunto de medidas aplicadas nas área de reprodução, nutrição e alimentação, sanidade e higiene, e ambiente, sendo o principal ponto de atenção do suinocultor, pois não bastam bons padrões nutricionais e boas normas de manejo, se os índices reprodutivos não forem também elevados.
O macho contribui com 50% do material genético do plantel de produção, e pelo fato de servir aproximadamente para 20 fêmeas na monta natural, sua importância individual na produção torna-se ainda maior.
De acordo com a Embrapa, as fêmeas devem ter peso mínimo de 90 kg aos 150 dias de idade. Elas devem ser provenientes de uma leitegada numerosa e devem apresentar aparelho mamário com um mínimo de seis pares de tetas ou, de preferência, sete pares de tetas perfeitas.
O que é e qual a importância do estatuto de uma cooperativa?
Qual é a pena para quem comete calúnia?
O que significa ter mais de 4 mil horas de exibição pública nos últimos 12 meses?
O que fazer para não perder uma venda?
Qual a melhor vitamina D para ansiedade?
Quais são as três dimensões dos indicadores ambientais?
Qual é a altura padrão de um portão basculante?
Pode tomar creatina no Pré-treino?
Qual cartão de crédito mais top do Brasil?
Quanto custa o curso auxiliar de enfermagem?
Quais moedas de 1 real são valiosas?
Qual é o signo que é mais ciumento?
Que incenso é bom para tirar energias negativas?
Qual o crime mais grave do mundo?
Quais os primeiros cuidados quando descobre que está grávida?
Qual o melhor horário para tomar aspirina?