Ao ser estabelecido vínculos afetivos sadios entre professores e discentes, a aprendizagem é facilitada, visto que a interação entre os atores do ato educacional passa a ser fundamentada pelo companheirismo, respeito e confiança.
A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
Um professor, na vida de um aluno, é mais do que apenas um meio para atingir sapiência em alguma área, mas um formador de opinião e um indivíduo capaz de construir bases sólidas nos pilares acatados pelo discente.
Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.
29 curiosidades que você vai gostar
A figura do professor dentro da sala de aula é fundamental para auxiliar o desenvolvimento dos alunos, guiá-los e incentivá-los na busca pelo conhecimento. E além do próprio interesse, é também a partir da maneira de ensinar do educador que o aluno pode ou não sentir-se mais receptivo a aprender o conteúdo.
Desta forma, a relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender, o diálogo entre professor e aluno, o fazer compartilhado, o respeito pelo outro, o estar aberto, o saber escutar e dizer, configuram-se como elementos fundamentais para a aprendizagem. De acordo com Ranghetti (2002, p.
O professor é o principal responsável em harmonizar e administrar esta interação, para que a criança seja dotada de auto-estima, segurança e confiança, para que seu aprendizado seja facilitado. O ato de educar não deve basear-se apenas na transmissão de conteúdos, mas visar a formação da criança como sujeito.
Os professores de educação infantil devem ser capazes de elaborar e desenvolver propostas pedagógicas considerando que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, ...
Qual é a melhor isca para pescar tilápia?
Como é o procedimento da desconsideração da personalidade jurídica?
Para que serve colocar uma bacia com água no quarto?
Quais são os tipos de defesa do réu?
Quais nomes de pessoas que são amaldiçoado?
Como se formou a civilização romana?
Onde está escrito Não ameis o mundo?
Quem tem parada cardíaca sente dor?
O que é pena de multa pecuniária?
Como se apresentar no início de uma palestra?
Quais dentes nascem aos 5 anos?
Onde fica a Lixeira do Windows 7?
Como falar com a Vivo pelo WhatsApp?
Qual norma fala sobre montagem de andaime?
O que quer dizer discernimento espiritual?
Quais os principais desafios da Educação Especial?
Qual o título do filho de um príncipe?
Quem é mais forte que o Broly?
Qual a importância dos rios voadores para o clima brasileiro?