Polinização é o processo pelo qual as plantas com flores se reproduzem. Ela pode ser realizada por meio do vento ou de agentes polinizadores, como as abelhas e pássaros. Sem a polinização, os ecossistemas ficam em risco. Cientistas já alertaram a respeito do declínio de algumas espécies.
Os polinizadores são responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores, o que resulta na formação de frutos e sementes. Esse processo, conhecido como polinização, é muito importante para a reprodução das plantas, influenciando diretamente na produção agrícola.
Os agentes polinizadores propiciam que numerosas espécies de plantas com flores gerem frutos e sementes. “Se diminuirmos a abundância ou a diversidade de espécies de abelhas existentes, a reprodução das plantas muda e as paisagens também.
De modo simples, podemos dizer que a polinização trata-se de uma reprodução sexuada onde há transferência do grão de pólen de uma flor para outra da mesma espécie, o que chamamos de polinização cruzada. Esse tipo de processo garante aos vegetais uma maior variabilidade genética.
A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. ... A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa.
32 curiosidades que você vai gostar
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
Os tipos gerais de polinização são os seguintes:Anemofilia: através do vento;Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, como exemplo a polinização efetuada por moscas ou a Melitofilia;Cantarofilia: com auxílio de besouros;Falenofilia: através de mariposas;
Importância. As espécies que possuem polinização cruzada, normalmente, possuem uma grande variabilidade genética, e facilitam o trabalho de melhoramento através de cruzamentos entre variedades. Os processos de desenvolvimento de híbridos são facilitados nas espécies de fecundação cruzada.
O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).
A maioria dos polinizadores são insetos, incluindo abelhas, moscas, borboletas, mariposas, vespas, besouro, formigas, e tripes. Para a produção de alimentos no mundo, o trabalho desses pequenos animais é essencial.
Na polinização, abelhas, besouros e moscas pousam em uma flor em busca de alimento, ficando cobertas de pólen. Quando passam à planta seguinte para se alimentar novamente, parte desse material é deixado lá, possibilitando a reprodução entre seres que estão geograficamente separados.
A polinização atua diretamente na frutificação e reprodução dessas plantas e o grau de dependência varia de pouco até essencial. Esses animais são moscas, vespas, borboletas, mariposas, morcegos, besouros e, principalmente, as abelhas. Estas, segundo o relatório, são responsáveis por quase 80% dos cultivos polinizados.
Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente. Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização.
Elas geram oxigênio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.
Ao aproximar-se das flores das plantas, elas introduzem seu bico na flor para sugar o néctar, ficando o bico e diferentes partes do corpo do animal cobertas de pólen que, posteriormente, entrarão em contato com o aparelho reprodutor de uma nova flor que será visitada pela ave.
Já a alogamia ou polinização cruzada ocorre quando a polinização é entre flores diferentes. Caso essas duas flores pertençam a mesma planta é chamada de geitonogamia, e se as flores estiverem em planta distintas recebem o nome de xenogamia.
Por definição, a cross polinização (ou polinização cruzada), na biologia, é um processo no qual um tipo de flor recebe o material genético de outra espécie. O resultado é uma forma de vida que carrega características das duas plantas.
Por que a polinização cruzada favorece maior variabilidade genética nas plantas? Resposta: Porque na polinização cruzada há a participação de células de duas plantas que podem ser geneticamente diferentes.
Tanto gimnospermas quanto angiospermas são polinizadas pelo vento e, nesse último grupo, destacam-se as monocotiledôneas. Em geral, as plantas que necessitam do vento para a polinização produzem uma grande quantidade de pólen para aumentar suas chances de sucesso.
Falamos de insetos como abelhas, borboletas, besouros ou moscas, além de algumas aves como o beija-flor ou alguns mamíferos como os morcegos — estes polinizam mais de 500 espécies de plantas tropicais —.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
No androceu, encontramos o grão de pólen, que é onde estão as células reprodutivas masculinas dos vegetais. Já no gineceu está o ovário, que armazena os óvulos, e esses possuem as células reprodutivas femininas. Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu, alcançando o óvulo, acontece a fecundação.
Polinização: Nas gimnospermas, a polinização é, basicamente, realizada pelo vento. ... As angiospermas já possuem sistemas de polinização mais refinados: a grande maioria têm polinização adaptada aos animais. Isso mesmo! Muitas angiospermas dependem de animais para realizarem sua polinização.
A polinização das lavouras é garantia de produção
A maioria das espécies agrícolas se reproduz pela polinização de animais, que é um serviço de ecossistema essencial. ... No entanto, para ser eficaz precisa que a interação entre espécies de polinizadores e espécies de plantas polinizadas estejam harmonizadas.
"A redução de polinizadores pode diminuir a produtividade de cultivos em cerca de 90% em pelo menos 12% das principais culturas globais", enfatiza Gemma Cranston, diretora de capital natural do Instituto Cambridge de Liderança em Sustentabilidade, que financiou o estudo.
Como funciona o acesso ao trabalho no capitalismo no socialismo?
Como fazer subtração com números grandes?
Quanto tempo dura a tristeza pós parto?
O que fazer após a morte de um ente querido?
O que fazer quando você não consegue esquecer uma pessoa?
Como funciona o pagamento de um advogado trabalhista?
Como funciona a Biblioteca Digital?
Porque sumir faz ele vir atrás?
Como suplementar óxido nítrico?
O que deve ter em uma brinquedoteca escolar?
Como funciona a barriga de aluguel no Brasil?
O que um tiro de fuzil pode fazer?
Como vencer a vergonha de si mesmo?
Qual a função de um transformador de solda?
O que fazer quando estamos passando por provações?