O bom gerenciamento objetiva proteger a saúde da população, reduzir os riscos operacionais durante o manejo e evitar que os insumos prejudiquem o meio ambiente. Por isso, a orientação é minimizar a produção desses objetos e priorizar um adequado tratamento.
O gerenciamento dos resíduos de saúde tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar um destino seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
Além de contaminar o meio ambiente ele pode representar riscos à saúde humana. Por exemplo, se um lixo hospitalar é descartado de forma incorreta e entra em contato com rios ou lagos terá uma ação de ampla contaminação e qualquer ser vivo que tenha contato com esta água poderá ser contaminado.
222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (GRSS), anteriormente à criação da Anvisa, era regulamentado somente por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
A RDC é uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem com segurança.
39 curiosidades que você vai gostar
Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
O descarte de agulhas e seringas, quando realizado de forma segura, ajuda a diminuir os impactos ambientais e ainda evita o risco de acidentes e transmissão de doenças para os profissionais de saúde, pacientes e catadores de resíduos.
Primeiramente, o lixo hospitalar é descartado em um saco plástico branco extremamente resistente. Esse saco plástico não pode ser reaproveitado posteriormente e deve atender à NBR 9191/2000 da ABNT.
O lixo hospitalar pode provocar infecções em pacientes hospitalizados, profissionais de saúde, lixeiros e na população em geral. Micro-organismos resistentes a medicamentos também podem acabar sendo descartados em meio ao lixo hospitalar, o que traz risco de graves problemas de saúde pública.
O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.
Realizar o descarte correto dos perfurocortantes é apenas uma das formas de evitar acidentes. É possível também substituir esses materiais por dispositivos de segurança que isolam as pontas agudas a fim de evitar cortes e perfurações.
O risco do descarte incorreto é a contaminação do solo e do lençol freático, causando doenças e agravando a poluição do solo, do ar e da água.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
A prefeitura é responsável pelas ações e custos referentes à coleta, transporte, tratamento e destinação apenas dos RSS gerados pelos órgãos municipais, ou seja, quando é o poder público local o gerador.
Em suma, o papel do enfermeiro no gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde é planejar e implementar um plano de gerenciamento desses resíduos, a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com objetivo de garantir a segurança dos que utilizam serviços de saúde e dos trabalhadores que atuam ...
Segundo a ANVISA RDC nº 306:2004, o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) consiste em um conjunto de procedimentos que devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais.
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
No momento do descarte dos perfurocortantes, as agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas. É vedado à desconexão manual, assim como não se deve quebrar, entortar ou recapear agulhas ou qualquer material perfurocortante após o uso.
Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.
Todos os materiais perfurocortantes devem ser descartados no local em que foram gerados, separadamente e de maneira imediata após o seu uso, sempre em algum recipiente específico para esse uso, rígido e resistente a vazamentos e rupturas e ao processo de esterilização.
Cuidados com materiais perfuro-cortantes:Máxima atenção durante a realização dos procedimentos;Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes;As agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos;
DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
Pare, pense e pratique a segurança no trabalho!
Utilizar a caixa coletora para descarte de resíduos não perfurocortantes como luvas, papéis, gazes, algodão, etc.
Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar condicionados, microondas, grandes TVs, etc. Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, etc.
O Coletor ou Caixa Perfurocortante é um recipiente destinado ao descarte de resíduos de serviços de saúde, perfurantes ou cortantes, desprezando todo material que corta ou perfura, como agulhas, lancetas, vidros em geral, lâminas de bisturi, ampolas, cateter, etc.
Porque o Diário de Anne Frank é um dos mais famosos do mundo?
Como colocar linhas na planilha LibreOffice?
Como Derek morreu em Grey's Anatomy?
Como ficar com a orelha de Couve-flor?
Pode tirar um filho da herança?
Como pegar todas as caixas de Crash Bandicoot 2?
Como funciona o governo pagar a metade do salário?
Como os dromedários se locomovem?
Como funciona uma granada de concussão?
Como surgiu a educação a distância?
Quantos quilos posso perder em 21 dias?
Quanto é uma gratificação salarial?