O balanço hídrico representa o equilíbrio entre a ingestão e a perda de líquidos. Este equilíbrio é fundamental para não colocar a saúde em risco. O nosso organismo dispõe de diversos mecanismos de regulação da água corporal, que funcionam em paralelo para regular a entrada e a saída de água.
O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água no corpo humano, determinando o controle da reabsorção de água nos túbulos renais.
Embora todo profissional da saúde deva ter conhecimentos a respeito do registro e da importância do balanço hídrico de um paciente, cabe ao técnico de enfermagem, normalmente, a atribuição de anotar todas as medicações que foram administradas aos pacientes, bem como o horário e o método.
A monitoração do balanço hídrico dos pacientes quando internados no hospital é muito importante pois tanto o excesso quando a perda inapropriada de fluidos podem culminar em piores desfechos clinicos e cirúrgicos e aumentar o tempo de internação hospitalar.
Em fisiologia, o equilíbrio hídrico é o equilíbrio entre a água que é ingerida e a que é perdida na respiração, transpiração, urina e fezes.
Todo o restante da excreção de água é realizado pelos rins. Se houver a necessidade de reter água no interior do corpo, a urina fica mais concentrada. Havendo excesso de água no corpo, a urina fica menos concentrada. Este balanço é realizado com a maior ou menor reabsorção de água nos túbulos renais.
Em hidrologia, balanço hídrico é o resultado da quantidade de água que entra e sai de uma certa porção do solo em um determinado intervalo de tempo.. Quando se consideram as condições disponíveis no meio ambiente, torna-se evidente que a humanidade, a civilização e a tecnologia estão sendo rapidamente ameaçadas em seus limites de desenvolvimento.
Esquema do Ciclo Hidrológico (ou ciclo da água). Em hidrologia, balanço hídrico é o resultado da quantidade de água que entra e sai de uma certa porção do solo em um determinado intervalo de tempo.
Homeostase Hídrica. O corpo humano é constituído de aproximadamente 60% de água, que estão distribuídas de forma intracelular (dentro das células) e extracelular, encontradas nas secreções, plasma, linfa e líquido espinhal. Formada por 2 átomos de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), a água é a principal fonte de vida do corpo humano.
No equilíbrio hídrico é possível calcular uma valor estimado da água endógena (AE) e da perda insensível (PI) para que assim consigamos identificar com maior precisão o total de líquidos inseridos ( Ganhos) ou perdidos ( Perdas) por um paciente.
Como surgiu o teatro e a dança?
Como se faz um texto dissertativo-argumentativo?
Quem são os participantes do Big Brother 2011?
Pode mentir escolaridade no currículo?
Como fazer o cálculo do Simples Nacional com redução de ICMS?
Qual é a diferença entre homologia e analogia?
Como é o processo de absorção de nutrientes?
Qual é o personagem mais importante de Fnaf?
Quais são as etapas de um diagnóstico comunitário?
Quando a pesquisa é qualitativa e quantitativa?
Quais são os três métodos de treinamento para melhorar a flexibilidade?
Quais os sintomas de demência em idosos?
Faz coisa julgada a parte dispositiva da sentença?
Porque colocar a vítima de afogamento em decúbito Lateral-direito?
Como diluir dipirona injetável?