O diálogo entre História e Pedagogia é importante na medida que ajuda o pedagogo a compreender as estruturais sócio-históricas de sua ciência e o historiador a compreender a transmissão de conhecimentos.
“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva”.
História da Educaçao
O Objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. O estudo da História da Educação e da Pedagogia é algo abra gente e diversificado.
A formação do homem se da na sociedade, se trata de um ser ativo no decorrer da sua trajetória, por isso a grande importância do conhecimento do docente para ampliar no discente a responsabilidade pela busca do saber.
Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.
21 curiosidades que você vai gostar
A Pedagogia é a área do conhecimento que abarca os processos de ensino e aprendizagem. Os cursos de graduação nessa área preparam os profissionais para atuarem em diversos segmentos do mercado, que vão muito além da sala de aula, mas sempre voltados para a aquisição de conhecimento e formação humana.
O curso de Pedagogia proporciona ao estudante o ensino da ciência da educação e da arte de educar. Assim, esta é uma área do conhecimento que estuda o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem desde a infância até a vida adulta.
Ele defende que é exatamente na medida em que os professores conseguem lidar criticamente com os conhecimentos disponíveis, distinguindo entre o que é pedagogicamente relevante e o que não o é, que eles ganham condições de produzir seus próprios conhecimentos e, assim, o seu ensino deixa de ser mera transmissão ...
Foram as problemáticas sociais que emergiram da industrialização, a partir da metade do século XIX, especialmente na Alemanha, que motivaram tal sistematização da pedagogia social como ciência e como disciplina.