A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Por isso mesmo, a BNCC é fundamental para promover a igualdade no sistema de ensino, uma vez que as diretrizes colaboram para a formação integral dos indivíduos e, também, para a construção de uma sociedade cada vez mais democrática, justa e inclusiva.
Importância. A BNCC é fundamental para instaurar a obrigatoriedade da organização do conteúdo curricular nas escolas brasileiras. Pensando nisso, o projeto determinou as competências que precisam ser desenvolvidas nas três fases do ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
“Estamos trazendo a discussão da carreira docente pelo viés da formação e esperamos que seja uma valorização, inclusive, social do papel do professor. E que precisa ser discutida ao longo dos próximos anos porque é preciso mudar como o professor é visto. É preciso que seja bom ser professor.”
O discurso da BNCC avança na articulação discursiva em defesa da qualidade da educação em torno da definição curricular para a educação básica, significada como oportunidade de também definir o currículo da formação docente apontando para a centralidade da docência, como discurso presente ao longo das últimas décadas ...
32 curiosidades que você vai gostar
A implantação da BNCC vai impactar diretamente na gestão da sala de aula, em todos os níveis da educação básica e da educação superior, especificamente nos cursos de Licenciatura, gerando a necessidade de atualização dos professores que atuam na educação e Page 7 7 já têm uma formação acadêmica.
Além disso, a formação inicial dos professores precisa mirar na aprendizagem por meio de pesquisa, experiências práticas e promover comunidades de aprendizagem, envolvendo também as famílias. Ou seja, é preciso aposentar a formação voltada inteiramente para as aulas expositivas.
Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
A BNCC torna alguns pontos prioritários para o Ensino Fundamental brasileiro, a exemplo da valorização cultural, da comunicação ampla, do incentivo ao pensamento científico entre os estudantes, do autoconhecimento e do acesso plural à tecnologia.
Defina o que você entende por imperialismo?
Palavra que rima com distorcida?
Quem você acredita que pode praticar capoeira?
Hebraico é o mesmo que aramaico?
Quantos biodiversidade tem no brasil?
Uma faisca do seu amor pode abrasar a terra?
Como citar o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento?