As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.
Estas teorias são importantes porque possibilita a este mestre adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino.
Na linguagem científica uma categoria importante é a teoria que dá início ao empreendimento, guia a pesquisa, auxilia na interpretação dos resultados e permite o acompanhamento da evolução dos achados ou até mesmo o abandono de uma linha que não se mostre promissora.
A teoria educacional visa à formação do homem absoluto. Através dos estudos teóricos dos grandes pensadores da educação podemos entender e enfrentar as possibilidades e os limites educacionais. Segue agora, a explicação dos mais variados e ricos pensamentos pedagógicos para estudo.
Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e Ausubel, com a aprendizagem significativa.
45 curiosidades que você vai gostar
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Principais Teorias Pedagógicas de AprendizagemTeoria Behaviorista de Skinner.Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.Teoria de Vygotsky.Construtivismo de Jean Piaget e Emilia Ferreiro.
A teoria é essencial para compreender a realidade que está inserida, mas essa compreensão se dará mediante a prática em sala de aula, quando o profissional irá confirmar de fato como acontecem as relações de ensino aprendizagem na escola.
O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. ...
O estudo das teorias educacionais implica necessariamente na análise do processo educativo e sua dimensão humana. ... A educação pode ser analisada através de dois aspectos relativos ao ser humano: o individual e o social. Isto, porque, no homem, existem duas naturezas: a biopsíquica e a social.
As teorias são fundamentos para promover o conhecimento científico e para colocar as informações recolhidas para uso prático. Os cientistas usam teorias para desenvolver invenções ou encontrar uma cura para uma doença.
Entendendo as teorias na prática pedagógica
Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.
As teorias de aprendizagem auxiliam os educadores a compreender como o processo de ensino se relaciona com a aprendizagem. Isto é, as teorias de aprendizagem promovem sustentação ao método de ensino utilizado, permitindo a visualização do aprendizado a partir da aplicação de estratégias educacionais.
Sendo assim, a teoria é fundamental para a prática profissional, uma vez que aborda uma série de assuntos que serão vivenciados na profissão. Com isso, o estudante aprofunda as informações vistas nas aulas da faculdade, tendo a chance de tirar dúvidas e acumular referências que serão bastante úteis para o seu futuro.
A relação teoria e prática na educação abrem caminhos emancipatórios norteadores para a formação de sujeitos, que pensam a sociedade de forma coerente aos preceitos do ser mais, como possibilidade do educador/a e do educando/a.
A teoria é a forma como o conhecimento se apresenta articulando-se sistematicamente em graus e especificidades, disposto a explicar ou ilustrar ações práticas; enquanto a prática é a constituição da teoria, formulada em ações concretas, podendo ser modificada e modificar as teorias.
Na teoria, não há diferença entre a teoria e a prática, mas na prática há muita diferença. Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando funciona e ninguém sabe o porquê.
As tendências pedagógicas são teorias que visam direcionar o trabalho educacional, orientando o professor, por meio de metodologias que tem por objetivo concretizar o processo de ensino e aprendizagem.
Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados.
Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Este processo pode ser analisado sob diversas perspectivas, pelo que existem diferentes teorias da aprendizagem.
De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.
Há quatro teorias principais sobre estas fases da vida e seu desenvolvimento, muito utilizadas pelos psicólogos nas pesquisas sobre o comportamento de crianças e adolescentes. São elas: teoria da maturação, teoria psicanalítica, teoria da aprendizagem, teoria cognitiva.
Para além dos muros: Propor práticas pedagógicas que envolvam agentes e espaços externos à escola, conectando a aprendizagem com o território e a cidade; valorizar a cultura local na qual a escola está inserida; criar ações específicas para integrar a comunidade local nos projetos da escola.
Através da teoria piagetiana, o professor pode saber quando ensinar determinado conteúdo e de que forma deve ser ensinado, pois através dos estágios estudados, é possível Page 11 visualizar o desenvolvimento dos sujeitos e o que lhe é possível aprender em determinado estágio.
Diante dos resultados encontrados, pode-se perceber que conhecer o aluno favorece a prática do professor, o qual poderá planejar e preparar as aulas de acordo com as necessidades específicas de seus alunos, fazendo da prática pedagógica um instrumento para a construção do ser, do aprender, do fazer e do conviver.
Quais são as necessidades humanas básicas Wanda Horta?
Quais os alimentos que fazem mal ao fígado?
Onde tem mais brasileiros fora do Brasil?
O que é pior um escorpião pequeno ou um grande?
Qual a diferença de vidro e cristal?
Quantos blocos Baianão por metro quadrado?
Quais os três tipos de habilidades Metafonológicas?
Como bloquear o provedor de internet?
O que se significa a palavra particularidade?
Quais as desvantagens da estrada de terra?
Qual que é o Uchiha mais forte?
Qual a cidade mais bonita da América do Sul?
Porque o fogo da fogueira fica azul?
Quais as principais fontes de nitrogênio na natureza?
Quem tem anemia emagrece ou engorda?
Deve ser aplicado no caso de união estável regime estabelecido no artigo 1.829 do Código Civil?