Quando a raiz da orquídea está saudável e em processo de crescimento, ela apresenta uma ponta verde e um aspecto geral mais leve e “seco” ao apertar. Essa parte da planta é super sensível e precisa ser cuidada corretamente.
O ideal é que as orquídeas fiquem em local de meia sombra, recebendo o sol da manhã, ou recebendo uma boa quantidade de luz indireta. O local ideal é abaixo da copa de alguma árvore, onde há boa quantidade de luz passando entre as folhas.
Veja como fazer o manejo correto de uma orquídea
Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.
Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar! Na dúvida, as orquídeas resistem mais à falta de água, então deixe mais um dia sem regá-las.
A orquídea é uma planta que gosta de sol, mas que deve evitar exageros. Por isso, vale deixá-la em uma janela que tenha uma boa entrada de claridade. Elas tendem a preferir o sol da manhã, e o recomendado é trabalhar com luminosidade indireta durante a tarde, quando está mais quente.
O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura. Dilua o pó na seguinte proporção: 1 colher de sopa para 1 litro de água. Uma vez por mês, regue a sua orquídea com essa água cheia de nutrientes!
Veja como fazer o manejo correto de uma orquídea
Evitar os vasos de plástico, regar adequadamente, cuidar dos brotos, esterilizar a tesoura e outras dicas práticas e caseiras para cuidar de orquídeas, segundo especialista.
Embora a orquídea cresça bem devagar, suas raízes são muito ativas e é preciso prestar atenção à data de validade de substrato. Pelo menos uma vez por ano retire sua planta do vaso e observe se as raízes estão saudáveis.
Para isto, basta retirar o substrato antigo, as raízes podres, e, antes de reenvasar com o material novo lave o recipiente. É importante deixar pelo menos 2 cm de espaço na direção em que a orquídea está crescendo e o outro lado, que não há mais brotação, pode ficar encostado no vaso. 5 Por que as orquídeas morrem?
Paixão nacional, as orquídeas alegram qualquer cantinho da casa ou do jardim. Confira as dicas de Lúcia Morimoto, presidente da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), e mantenha suas plantas sempre vistosas e saudáveis! Depende do tipo de substrato e do vaso em que a orquídea está plantada.
O que define um poeta segundo o eu lírico?
Pode morrer por causa da diabete?
O que acontece no metabolismo de um diabético?
Como seria o envelhecimento dos ossos e articulações?
Quais os principais efeitos do etanol?
Como o erro deve ser abordado em sala de aula considerando?
Como é feita a tributação de produtos importados?
Como funciona o processo de digestão dos alimentos?
Como atualizar um boleto vencido do Sicredi?
Como o esporte pode ajudar na saúde mental?
Como faço para pagar o boleto do imposto de renda atrasado?
Como o esporte pode ajudar na inclusão social redação?
Como pagar boleto na lotérica com Caixa Tem?
Como instalar o oracle Java no Linux?
Como o DNA de nossas células se organiza dentro do núcleo?
Tem como pagar boleto na lotérica?