A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas.
As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo. A qualidade deste recurso, primordial para a saúde e o desenvolvimento rural e urbano, está vinculada com a gestão florestal. As florestas propiciam 40% de toda a energia renovável do mundo.
Conservar uma floresta é conservar todas as formas de vida – a nossa e de toda biodiversidade. É proteger também o conhecimento e a história de um lugar, sua paisagem e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação emocional, física e intelectual de novas gerações, ao promover a relação das pessoas com a natureza.
Elas produzem oxigênio, absorvem dióxido de carbono e são o lar de muitas plantas e animais. Infelizmente, com a expansão da agricultura e da indústria, as florestas estão desaparecendo em um ritmo alarmante. Segundo a Global Forest Watch, só em 2019 perdemos 11,9 milhões de hectares de floresta tropical[1].
As florestas são o berço da biodiversidade de animais e plantas e são responsáveis por fornecer os subsídios necessários para sua sobrevivência. Elas oferecem abrigo, proteção e alimento para espécies que vivem nela ou que apenas fazem uma parada, como pássaros, por exemplo.
38 curiosidades que você vai gostar
As florestas podem fornecer todo o tipo de alimentos: frutos, mel, cogumelos, carne, etc. Se forem adequadamente geridas, também podem oferecer um fluxo sustentável de recursos, como a madeira, para a economia.
Alimentos, matéria-prima para a geração de energia, para medicamentos, água limpa, ar puro: todos são serviços ambientais.
a) Porque as Florestas Tropicais devem ser protegidas? ... RESPOSTA: Incomparável em termos de sua diversidade biológica, as florestas tropicais são uma reserva natural de diversidade genética que oferece uma rica fonte de plantas medicinais, alimentos de subsistência, e uma miríade de outros produtos florestais úteis.
A vegetação desempenha funções importantes para o recinto urbano, pois segundo Mascaró e Mascaró (2002), ela ajuda no controle do clima e da poluição, contribui para a conservação da água, na redução da erosão e na economia da energia, além de promover a biodiversidade e o bem-estar dos habitantes.
É normal a progressiva arder o couro cabeludo?
Como os mecanorreceptores se adaptam?
Como emitir nota fiscal eletrônica para SUFRAMA?
Qual o benefício da cerveja puro malte?
Quantas atividades o MEI pode ter?
Como tirar uma ideia fixa da cabeça?
É possível desfazer uma doação de imóvel?
Como abreviar metros de altura?
Quantas unidades de botox vai na testa?
Pode levar desodorante na bagagem de mão?
O que significa oitavo pecado?
Quando os irmãos têm direito à herança?
O que preciso para enviar por transportadora?
Quantas pessoas foram salvas no Titanic?