Sejam grandes eventos ou pequenas celebrações, elas acontecem de norte a sul levando muita animação para as ruas. Mais importante ainda, servem para resgatar e preservar elementos históricos, tradições e crenças que estão diretamente ligadas à formação da identidade cultural brasileira.
As festas populares são grandes atrativos para o setor turístico a exemplo do carnaval, as festas de religiosidade afro-brasileiras, como as já citadas e, também, a festa de iemanjá na Bahia e inúmeras outras festas da hibridização (CANCLINI, 2003) da cultura popular brasileira.
Dessa forma, a cultura representa o patrimônio social de um grupo sendo a soma de padrões dos comportamentos humanos e que envolve: conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, noção de tempo, conceitos de universo.
Nesse sentido, as festas revelam a essência fundante de respeito à fé e à fraternidade comunal, que alimentam as manifestações religiosas e perpetu- am as tradições que constituem um verdadeiro patrimônio cultural. Assim se configuram as festas brasileiras desde os primeiros sécu- los de colonização.
As festas populares brasileiras agitam e compõem a identidade do país. De Norte a Sul, das celebrações religiosas e folclóricas, passando por eventos culturais e chegando às festividades regadas a muita cerveja, há opções para todos os tipos de crenças e foliões.
Importa ressaltar que as festas culturais são traços de um conjunto etnográfico da história e da cultura de todos os povos, em todos os níveis e classes sociais.
Assim, quando falamos das festas culturais, surgem saberes peculiares que atravessaram muitas existências das comunidades em suas práticas simbolizadas nas comidas, no artesanato, celebrações e demais manifestações culturais.
Está presente na música, no consumo, no turismo, no esporte, nas diversas práticas que estruturam a realidade social e não o supérfluo. Dentre tais modalidades particulares se encontra os costumes que são festejados, celebrados e registrados.
Os elementos culturais que se destacam em um agrupamento de pessoas podem ser a linguagem, as crendices, além da arte. Mas podem abranger inclusive as manifestações folclóricas, os costumes enraizados e a culinária. Infelizmente, a globalização trabalha incessantemente contra a diversidade cultural, posto que quer nivelar as culturas.
Como a moda interfere na nossa personalidade e identidade?
Qual a diferença entre comportamento suicida e ideação suicida?
Como ouvir música no Iwatch sem o iPhone?
Como funciona o rodízio em SP hoje?
Qual a fruta que faz a Coca-Cola?
Onde vai abrir Havan no Rio Grande do Sul?
São requisitos para o reconhecimento da obediência hierárquica exceto?
Como saber se tenho alergia a própolis?
Quantos litros pode levar no avião?
Qual é a faixa de preço do Work and Travel?
Quantos funcionários para constituir CIPA?
O que é calcificação dos tecidos moles?
Porque a melancia tem alto índice glicêmico?
Qual a diferença entre a ética e a moral?