(2013), as principais funções dos indicadores são: avaliar condições e tendências em relação a metas e objetivos, diagnosticar, comparar situações, prover informações de advertência e antecipar ações futuras de planejamento.
Um instrumento utilizado para monitorar o desenvolvimento sustentável são os indicadores de sustentabilidade, os quais são responsáveis por capturar tendências para informar os agentes de decisão, orientar o desenvolvimento e o monitoramento de políticas e estratégias.
Os relatórios de sustentabilidade representam, portanto, o interesse público, pois criam uma mentalidade de desenvolvimento sustentável entre os principais agentes de mudança, tais como os negócios. Eles também impulsionam maior transparência nos impactos críticos e relevantes de natureza ambiental, social e econômica.
Os indicadores de sustentabilidade (IdS) são utilizados para demonstrar os efeitos que as intervenções humanas exercem sobre o meio ambiente. Em processos de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), seu emprego tem ocorrido de modo não uniforme e muitas vezes impreciso.
Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
27 curiosidades que você vai gostar
Com os indicadores ambientais é possível demostrar para os clientes, fornecedores e investidores a eficiência dos processos e os níveis dos impactos provocados ao meio ambiente.
Especificamente, os indicadores de desempenho ambiental são ferramentas que auxiliam a gestão da empresa subsidiando informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa para desenvolver suas atividades, que podem ser a diminuição da redução de emissão atmosférica, a redução no consumo de água ou materiais como ...
Os indicadores de sustentabilidade são divididos em componentes sociais, econômicas e ambientais, e para cada componente são dadas pesos em relação as outras, através da comparação da importância de alcançar as metas de cada indicador.
Exemplo de indicadores usados para medir a sustentabilidade ambiental:Ciclo de vida do produto;Qualidade do produto;Saúde ambiental;Uso de equipamento;Quantidade de água usada;Quantidade de energia usada;Quantidade de materiais usados e reutilizados/reciclados;Pegada carbónica;
Tais indicadores ajudam a calcular os impactos ambientais e socioeconômicos de empreendimentos da construção civil. Com base nessas métricas, os gestores podem desenvolver estratégias de desenvolvimento sustentável mais eficazes.
Relatório de Sustentabilidade é uma das principais ferramentas de iniciativa voluntária que uma empresa adota para relatar e prestar contas á sociedade e as partes interessadas sobre sua atuação e de suas práticas sustentáveis. Basicamente é um importante instrumento de comunicação e gestão.
Estabelecer, descartar ou aprimorar estratégias
Bem como um planejamento bem-feito, toda empresa deve contar com relatórios que permitam acompanhar a implementação das estratégias. Com isso, os responsáveis pela gestão delas têm subsídios para definir os próximos passos.
permite definir melhor estratégias relacionadas à sustentabilidade no âmbito econômico, social e ambiental; imprime confiabilidade; ressalta pontos positivos, importantes para conquista de novas parcerias.
Foi constatado que um dos importantes benefícios ambientais obtidos por meio da certificação ambiental é a redução do consumo de água e energia elétrica. As certificações ambientais conferem maior valori- zação ao imóvel, reduzem os custos e conferem maior credibilidade da empresa junto ao público-alvo.
Os indicadores de desempenho ambiental divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas tratam dos mesmos aspectos relatados no GRI (2009): consumo de materiais; consumo de energia; consumo de água; biodiversidade; controle de emissões, efluentes e resíduos.
Foram selecionados indicadores em quatro temas: ar, água, solo e saúde do trabalhador. Visa-se o monitoramento e avaliação dos impactos causados pelas atividades destas instituições na saúde ambiental. Para esta seleção, tem-se que, primeiro, entender a organização e a produção das instituições de saúde.
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
Indicadores de desenvolvimento sustentável são instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso alcançado rumo ao desenvolvimento sustentável. Devem ser vistos como um meio para se atingir o desenvolvimento sustentável e não como um fim em si mesmos.
O impacto ambiental das atividades de uma empresa pode ser mensurado, por exemplo, por meio de indicadores como a geração de resíduos sólidos (em toneladas) e as emissões de gases de efeito estufa por unidade produzida (em tCO2/produto) ao longo de determinado período.
Os indicadores de desempenho ambiental visam demonstrar as práticas organizacionais no sentido de minimizar os impactos ao meio ambiente decorrentes de suas atividades.
Os indicadores ambientais podem abranger um grande número de áreas de análise (ex.: qualidade do solo; qualidade dos recursos hídricos; a proteção à biodiversidade; as mudanças climáticas locais; os processos de desmatamento, etc.).
Redução do risco de desastres ambientais; Adição do valor com a eliminação ou minimização dos resíduos; Melhor incidência de custos com multas e processos judiciais. Maior diálogo com os órgãos de controle e fiscalização.
Em termos de glossário ambiental, indicador de impacto ambiental diz respeito aos elementos ou parâmetros que fornecem a medida da magnitude de um impacto ambiental.
Os modelos de relatórios sociais mais difundidos atualmente entre as empresas brasileiras são: o Balanço Social proposto pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos), e o G3 desenvolvido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma ...
Natura foi a primeira empresa mundial de cosméticos a fazer uma parceria com essa organização e aplicar essa tecnologia. A Natura trabalha diretamente com as comunidades da floresta amazônica e trabalha incessantemente para cuidar e preservar a floresta.
O que é e como estão classificados os Rugosímetros?
Quantos m3 cabe em uma betoneira?
Quais as características do PDCA?
O que é uma diagonal principal?
Qual é o significado da palavra psico?
Qual o valor do seguro desemprego 2022?
Qual foi a grande novidade no menu Iniciar do Windows 10?
Quanto custa uma rinoplastia no brasil?
Por que o teclado nao é em ordem alfabetica?
Quanto custa renovar o passaporte portugues?
Com qual signo aquário combina?
Com quantos anos pode fazer cartão de crédito?