“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.
Esterilização de materiais
Além dos tratamentos citados acima, há outras importantes utilizações da radioatividade. Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, é usada também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos.
Ela pode se manifestar nas formas de ondas eletromagnéticas, ou partículas que se propagam pelo espaço. As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, micro-ondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. Já deu pra perceber que muitas dessas ondas estão presentes em nosso cotidiano.
As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.
5 itens que você provavelmente não sabe que são radioativos1 – Banana. Pois é, as bananas produzem pequenas quantidades de radiação naturalmente, apesar de mínimas. ... 2 – Castanha-do-pará ... 3 – Granito. ... 4 – Cigarro. ... 5 – Páginas brilhantes de revistas.
40 curiosidades que você vai gostar
Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.
Um grande benefício da aplicação da radioatividade no nosso cotidiano é a produção de energia elétrica limpa. Essa fonte de energia corresponde hoje a 17% da geração de energia elétrica mundial.
Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.
Além do câncer, doenças como embolia pulmonar, infecções agudas e infarto do miocárdio são diagnosticadas pela medicina nuclear. Alguns radiofármacos também servem para combater dores nos ossos, hipertireoidismo ou para tratar o câncer na tireoide.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.
A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).
7 objetos que usamos todos os dias e emitem radiação1 - Exames médicos de imagem.2 - Redes Wi-Fi. ... 3 - Telefones sem-fio. ... 4 - Televisão. ... Lâmpadas fluorescentes. ... 6 - Microondas. ... 7 - Cigarro. Achava que a nicotina e o alcatrão eram os únicos elemento perigosos dos cigarros? ...
De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.
Conheça alguns alimentos que emitem radioatividade:Castanha-do-pará A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. ... Banana. Como a castanha-do-pará, as bananas também produzem pequenas quantidades radônio-226 e potássio-40. ... Batata e cenoura. ... Carne vermelha. ... Feijão.
Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
As radiações têm origem nos ajustes que ocorrem no núcleo atômico ou nas camadas eletrônicas do átomo, ou através da interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou átomo. As radiações alfa, beta e gama são originadas a partir de “ajustes” que ocorrem no núcleo.
Quantos Teslas tem o campo magnético da Terra?
O que é considerado uma pessoa rica?
Quanto aos objetivos Os benefícios podem ser classificados em?
Como é dividida uma partida oficial de basquete?
Como saber se as trompas foram retiradas?
O que acontece se pegar toxoplasmose na gravidez?
Quais são as consequências de uma má alimentação?
Como obter o certificado de conclusão do ensino fundamental?
Qual a validade de lente de contato?
O que é a infertilidade feminina?
Como saber se ex ainda sente algo?
É perigoso encher a panela de pressão?
Como saber se o preço da passagem vai aumentar?
Como saber quando alguém está sofrendo de ansiedade?
Como saber se meu cartão de crédito BB foi aprovado?
Como uma pessoa com 6 graus de astigmatismo enxerga?
Qual a combinação de Gêmeos com Leão?
Como saber se a pessoa te bloqueou no Tinder?