A padronização da testagem visa garantir o uso adequado dos instrumentos. Vários têm sido os trabalhos que afirmam a importância de cuidados na padronização de instrumentos.
Testes psicológicos são instrumentos importantes para a prática profissional do psicólogo, auxiliando-o na realização de avaliação, no ensino e na pesquisa. São considerados instrumentos de medida e, por isso, devem conter determinadas características que atestem a sua confiabilidade, tais como validade e precisão.
Quando referimos a padronização de um determinado teste estamos falando da uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste válido e preciso, isso quer dizer que todos os aplicadores daquele teste devem seguir os mesmos procedimentos para que se possa melhor avaliar o objeto escolhido.
Logo, o principal objetivo de um teste projetivo é avaliar a dinâmica e a estrutura da personalidade, entendidos como os comportamentos, as tendências espontâneas e subjetivas motivadas por necessidades implícitas que se manifestam em determinados contextos de vida.
Vários autores enfatizam a importância de um melhor preparo dos profissionais que utilizam testes psicológicos; outros afirmam que é necessário que os instrumentos apresentem qualidades psicométricas, pois só assim seus resultados serão confiáveis.
33 curiosidades que você vai gostar
São discutidos os principais parâmetros psicométricos considerados indispensáveis para a construção de testes psicológicos, a saber: evidências de precisão/fidedignidade, evidências de validade, e, por fim, sistema de correção e interpretação dos escores.
Resumo. A padronização, validade e precisão são parâmetros psicométricos fundamentais no desenvolvimento de instrumentos psicológicos.
As técnicas projetivas se caracterizam pela apresentação de estímulos pouco estruturados, o que permite uma ampla variedade de respostas, maior foco nos aspectos qualitativos do desempenho e uma maior interação do psicólogo com o avaliando (Fensterseifer & Werlang, 2008).
Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade.
O teste psicológico é uma método de avaliação utilizado exclusivamente por psicólogos e tem como objetivo analisar os traços de personalidade e características psicológicas dos indivíduos. Eles podem ajudar a entender como as pessoas se comportam diante de diferentes situações.
Pasquali (2001) afirma que a padronização se refere à necessária existência de uniformidade em todos os procedimentos relativos ao uso de um teste válido e preciso, que variam desde as preocupações a serem tomadas na aplicação do teste (uniformidade das condições de testagem) até o desenvolvimento de parâmetros ou ...
PADRONIZAÇÃO: A UNIFORMIDADE NA APLICAÇÃO DOS TESTES (MATERIAL, AMBIENTE, APLICADOR, INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO E CORREÇÃO, ETC.) NORMATIZAÇÃO: A UNIFORMIDADE NA INTERPRETAÇÃO DOS ESCORES DOS TESTES (TABELAS, PERCENTIS, ESCORE Z, ETC...) NA LITERATURA AS DUAS EXPRESSÕES SÃO USADAS INDISTINTAMENTE.
Produtos padronizados são mais homogêneos em suas características, e portanto mais facilmente encontráveis, sendo que o preço tende também a serem mais influenciados pela concorrência, tendendo a ser inferiores que os diferenciados da mesma faixa.
Padronização ou normalização (ou normatização) é o processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas. A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço.
A importância da avaliação psicológica advém do fato de a mesma desempenhar um papel muito relevante na psicologia clínica, pois permite uma análise objetiva e detalhada da realidade psicológica de uma determinada pessoa. O paciente, muitas vezes, sente algo, mas não sabe o que se passa.
A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias (Custódio, 2002).
Entre as técnicas projetivas mais utilizadas estão: o teste de mancha de tinta de Rorschach, o teste de Apercepção Temática (TAT) teste de Apercepção infantil (CAT), teste Gestáltico Visuomotor de Bender, teste de Completar Frases, teste de Desenho de Figura humana, teste Casa-Arvore-Pessoa (HTP) e teste de Desenho da ...
Por um lado, considera-se que os testes psicológicos (a psicometria) são objetivos, facilita uma melhor compreensão do que se deseja observar, além do que tem um caráter científico; por outro, as técnicas projetivas proporcionam um amplo campo de interpretação no que trata do resgate do inconsciente do indivíduo, ...
No que se refere aos testes projetivos os mais citados foram: CAT, TAT, HTP, Rorschach, Desenho da Família, Wartegg, Desenho da Figura Humana (Machover), Teste Zulliger, Fábulas de Düss e Estórias de Madeleine Thomas.
Os métodos projetivos afirmam a possibilidade de dizermos algo sobre alguém, por meio de sua produção, de suas visões diante de estímulos ambíguos. As experiências prévias influem nas percepções, e produzem entrelaçamentos que se materializam nas fantasias criadas frente a estímulos ambíguos.
Pontua-se também a importância dos testes e técnicas projetivas como instrumentos que auxiliam de forma significativa o psicólogo no pro- cesso de avaliação psicológica, visto que, viabiliza a estes profissionais uma visão mais qualitativa e integrada do sujeito, o que pode ser valioso tanto para o psicólogo quanto ...
As Técnicas Projetivas utilizadas na avaliação psicopedagógica, tem como objetivo investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer em três grandes domínios: O escolar, o familiar e consigo mesmo, pelos quais é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o ...
De todas as características avaliadas pelos testes psicométricos, existem quatro grupos ou categorias principais: aptidão, comportamentos, personalidade e inteligência emocional. Enquanto a aptidão mede as habilidades cognitivas, os testes de comportamento analisarão como um candidato age ou se comunica.
Testes psicométricos são instrumentos padronizados por pesquisas científicas com a finalidade de mensuração de determinados construtos, exemplo, fator de inteligência, atenção, mémoria, ansiedade e outras coisas.
Existem dois tipos principais de testes psicométricos: de aptidão e de personalidade. Enquanto o primeiro avalia a capacidade técnica dos candidatos, o segundo analisa seu modo de ser e agir.
Como desenvolver o capital humano em uma empresa?
Como limpar os cartuchos usando o software HP?
Como limpar armação de acetato?
Como declarar imposto de renda de aluguel recebido?
Como ganhar dinheiro vendendo geladinho gourmet?
Como fazer jardim bonito em casa?
Como formar um grupo de viagem?
Como montar uma gestora de investimentos?
Como adicionar novo HD no Linux?
Quanto é a mensalidade do cursinho Poliedro?
O que montar para dar dinheiro?
Como montar um clube de leitura online?
Como fazer um organograma pessoal?
Como tirar a acidez da cebola para fazer salada?