No contexto da educação física, a motricidade humana implica uma nova realidade de compreensão corporal. Por meio dela, é possível conhecer diversos métodos que possibilitam ampliar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.
A motricidade auxilia no desenvolvimento da criança, pois possibilita concretizar seu desempenho durante as aulas, construir a capacidade de fazer suas tarefas de forma mais fácil e prática, auxiliando, ainda, no melhoramento da letra, na utilização do espaço do caderno, entre outras possibilidades, assim podendo ...
Por meio do movimento, o indivíduo descobre o mundo, pessoas, brincadeiras, seu próprio corpo e capacidades motoras básicas, como pegar, andar, correr, entre outras. Ou seja, é o que faz com que a mente mande informação ao corpo sobre qual é o modo correto de reagir ao ambiente em volta.
Desde o nascimento, graças à maturação do sistema nervoso e à realização de tarefas variadas com diferentes parceiros em situações cotidianas, a criança desenvolve seu corpo e os movimentos que com ele pode realizar.
A motricidade refere-se, portanto, a sensações conscientes do ser humano em movimento intencional e significativo no espaço-tempo objetivo e representado, envolvendo percepção, memória, projeção, afetividade, emoção, raciocínio.
23 curiosidades que você vai gostar
As habilidades motoras podem ser divididas em duas categorias: a motricidade grossa e a fina. Ambas trabalham sempre juntas para que as tarefas diárias sejam cumpridas corretamente, sendo, muitas vezes, necessária mais de uma do que da outra em determinadas atividades.
A motricidade fina é a capacidade que cada pessoa tem para executar movimentos com uma maior precisão como a destreza necessária para utilizar um determinado objeto ou a coordenação oculomotora.
Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.
A motricidade é a expressão da ação voluntária, a qual deve compreender funções executivas, ritmo, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa ou uma expressão emocional de forma adequada, com eficácia e embutida de começo-meio-fim.
Para estimular e desenvolver a coordenação motora grossa nas crianças, o ideal é promover atividades divertidas que envolvam corrida, salto, dança e brincadeiras como esconde-esconde, amarelinha, lenço-atrás, pega-pega, entre outras.
Estudos tem indicado a importância da psicomotricidade na educação infantil, contribuindo para a formação integral e harmoniosa da criança através de jogos lúdicos que promovem a inteligência e desenvolvem os aspectos motores, psi- cológicos, afetivo e social.
Motricidade Humana, também chamada de intencionalidade operante é a intenção que opera, indelevelmente, o desvelar e o revelar do ser humano, no âmago do movimento e da experiência concreta (PEREIRA, 2006, p.
Como ciência, a Motricidade Humana tem por objetivo ler as ações do praticante que através de seu gesto intencional visa transcender.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.
Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
A motricidade fina é a capacidade para executar movimentos de precisão com controlo e destreza, por exemplo, usar uma tesoura ou um lápis de forma eficiente. No fundo, é a maneira como usamos os dedos, as mãos e os braços de forma coordenada para executar determinada atividade.
Piaget destacou a relação evolutiva da motricidade com a formação do pensamento cognitivo; Ajuriaguerra vem contemplar a questão corporal em sua relação com o meio ambiente, mais especialmente no que diz respeito à conscientização da criança em relação ao seu próprio corpo.
Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental.
Exercícios de coordenação motoraCaminhar em direções diferentes. Este exercício possui a praticidade de poder ser realizado em qualquer ambiente, ao ar livre, em um parque ou até mesmo em sua casa. ... Caminhar em linha reta. ... Equilíbrio em um pé só ... Nadar. ... Pular corda. ... Pintar. ... Dançar.
A percepção das partes do corpo se inicia pelo toque, pelo auto-toque, pela sua imagem no espelho, em outra criança e após, em figuras e imagens. Corresponde a organização do esquema corporal. A criança percebe seu corpo como um ponto de referência para que ela possa então, situar objetos no espaço e no tempo.
Os tipos de coordenação motora e os movimentos coordenados são caracterizados por velocidade, distância, direção, cadência, força e tensão muscular apropriada.
A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.
A coordenação motora fina é aquela que possibilita o movimento das mãos. Para esclarecer ainda mais, podemos afirmar que esse conjunto de prática está ligado a habilidades como recortar, pintar, desenhar, apertar, bater palminhas.
A motricidade fina, ou coordenação motora fina, é definida por todo e qualquer movimento que envolva pequenos grupos musculares, como escrever e recortar. Já a motricidade global, ou coordenação motora grossa, é a que envolve os músculos maiores do corpo, como saltar (MARONESI et al., 2015).
Como é feita a ordem de pagamento?
O que é necessário para praticar esporte de invasão?
O que significa sonhar com celular caindo?
O que acontece com Yennefer na segunda temporada?
Quem inventou o primeiro jornal impresso do mundo?
Como o narrador caracteriza os personagens?
Como é constituída a parede celular e quais são as suas funções?
O que é o conhecimento explícito?
Qual a importância da agricultura no país?
Quantas vezes posso fazer inalação com soro?
Quem pode tomar vacina HPV pelo SUS?
O que colocar na bio de uma loja online?
Quando se fala das leis abolicionistas?
Qual a viagem mais longa de trem?
São bens pertencentes aos estados?
Quem tem direito ao Loas 2022?