A leitura na escola permite que o aluno amplie o seu repertório sobre diversos temas. A leitura não expõe o aluno apenas a novas palavras, aumentando o seu vocabulário. Ela também permite que ele tenha contato com novas informações, experiências, culturas e realidades.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
O contato com as histórias e a leitura é de fundamental importância, pois valoriza a autonomia intelectual e social, motivando e desafiando as crianças à capacidade de transformar e compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade, ampliando visões de mundo.
Interpretar dados e fatos, organizar o pensamento, formular sínteses e encadear ideias são habilidades importantes que se desenvolvem com o hábito da leitura e que, por consequência, aprimoram a escrita. Você também pode aperfeiçoar o seu estilo conforme o tipo de livros que lê.
Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.
42 curiosidades que você vai gostar
Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
O exercício da leitura e da escrita melhora a redação, a interpretação de texto e as noções de ritmo e pontuação. Ainda, enriquece o vocabulário, amplia as capacidades cognitivas, permite a compreensão de ideias e possibilita organizar as linhas de pensamento.
Elas têm um papel social de grande importância tanto para escrever seus direitos, para trabalhar, informar como para ampliar seus conhecimentos. Na escola, deve – se ter um contato direto e real de diferentes gêneros textuais como ouvir histórias, reconta-las e até escrevê-las. Smolka (2003, p.
Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.
Além de descobrir como a mocinha ficou com o mocinho ou ainda descobrir como melhorar de vida, a leitura faz com que você inclua novas palavras no seu vocabulário, você melhora sua escrita, você passa a compreender melhor e ainda melhora seu senso crítico.
Leia mais e sinta esses benefíciosMelhore sua empatia. Empatia é compreender e solidarizar com outra pessoa. ... Amplia seu vocabulário. ... Exercita sua inteligência. ... Melhora o senso crítico. ... Previne doenças cerebrais degenerativas. ... Estimula sua criatividade. ... Aumenta sua humanidade. ... Melhora a concentração.
Lê vem do verbo ler. O mesmo que: estuda, pronuncia, profere, compreende, depreende, articula, declama, adivinha.
Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.
[Gramática] Li é também forma derivada do verbo ler, no pretérito perfeito do indicativo: eu já li muitos livros este ano.
A leitura serve não só para aprender a ler, mas também para aprender outras dimensões da vida e do mundo. De acordo com Silva (1983, p. 42): “Ao aprender a ler ou a ler para aprender, portanto, o indivíduo executa um ato de conhecer e compreender as realizações humanas através da escrita”.
A leitura debe ser entendida como uma ferramenta de crescimento humano, pois, a partir desta é que o indivíduo se completa em seu sentido amplo. Assim, os alunos que sabem ler tornam-se alunos letrados de maneira plena e plana, pois, a visão que os mesmos possuem vai além da simples objetividade, ou precisa ir.
O objetivo da escrita é comunicar e o objetivo da leitura é entender. A situação não se restringe ao domínio verbal. Com frequência ela envolve imagens, emoções e experiências pessoais.
Para que serve fibra de vidro na parede?
Quem inventou a interseccionalidade?
Como ser verificado no Instagram com poucos seguidores?
Explique por que as lâmpadas incandescentes durante seu funcionamento?
O que devemos fazer caso algum medicamento esteja em falta?
Qual significado da palavra transfigurando?
O que pode substituir o ferro na construção?
Qual é o significado da palavra aplainam?
O que significa a palavra secaram?
Qual é a cerveja que tem menos carboidrato?
Que profissões euclides da cunha exerceu?
Quais as principais fases da evolução da administração?
O que copeira de hospital faz?
Qual exame o ginecologista faz?