No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
Para Gorgatti (2005) além da melhora geral da aptidão física, o esporte adaptado auxilia em um enorme ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias, além de uma melhora do autoconceito e da autoestima.
As três barreiras menos importantes foram ''não reconhece a importância da atividade física na saúde e no bem-estar'', ''falta de incentivo de família e/ou amigos'' e ''falta de vivências anteriores com atividade física''.
Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores: aprimora a força, o equilíbrio e a agilidade, estimula o convívio externo e previne as enfermidades secundárias à deficiência. No aspecto social, proporciona a sociabilização e aumenta a independência no dia a dia.
Segundo ela, as maiores dificuldades desses atletas estão ligadas ao transporte e à falta de treinadores e de apoio nutricional. “Eventos como este que está sendo realizado aqui em Brasília são mais suscetíveis de obter patrocínios”, explica. No caso, o patrocínio veio de um banco público, a Caixa Econômica Federal.
"Isso pode parecer simples, mas é extremamente relevante para quem sempre foi excluído de qualquer convívio e possibilidades sociais. A prática esportiva, dessa forma, favorece a elevação da autoestima, da autoeficácia, da independência e promove a inclusão social", ressalta.
O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
Segundo a psicóloga e diretora do !link Censa Betim http://www.censabetim.com.br/, Natália Costa, são inúmeros os benefícios da prática esportiva para a pessoa com deficiência intelectual. "Podemos destacar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sensoriais, além da melhora do equilíbrio e da função cardiovascular.
A inclusão social precisa estar integrada no sistema escolar, não apenas como uma matéria curricular, mas sobretudo no dia a dia das escolas. Como uma sociedade, nós temos a responsabilidade de promover a inclusão de nossas diferenças! 5. Empregar mais atores com deficiência na mídia
Como fazer curativo em cadela?
Como tirar mancha de sofá de tecido branco?
Como tirar dupla cidadania croata?
Qual a quantidade de silício por dia?
O que é segurança do trabalho e para que serve?
Como funciona o sensor do acelerador?
Como funciona o rodízio com a pandemia?
Onde consigo o demonstrativo de pagamento?
Como funciona o Auxílio Maternidade?
Como fazer os cálculos judiciais?
Como funciona seguro de estágio?
Como tirar cloro de piscina do corpo?
Como deixar uma página do Libreoffice na horizontal?