Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.
A diversidade social e cultural é um conceito que serve para mostrar que as pessoas são diferentes em termos de gênero, orientação sexual, classe social, raça e etnia, religião, entre outros aspectos. E são essas diferenças que fazem a sociedade ser tão rica.
Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.
De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
Para a cultura, a diversidade proporciona novas conexões e o desenvolvimento da capacidade artística e cultural. Ou seja, a diversidade traz vantagens para toda a sociedade. Precisamos incorporar pessoas, não importando sexo, gênero, raça, religião, classe social, geração, necessidades especiais…
41 curiosidades que você vai gostar
Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território ...
A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país. Inclusive, os conceitos e histórias relacionadas à cultura nacional e como ela se desenvolveu, são conteúdos muito ricos para serem abordados em sala de aula.
A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros.
A heterogeneidade social brasileira está ligada à gestão da diversidade por meio das competências, habilidades e experiência das pessoas em função de sua condição de gênero, raça-cor, idade, origem social ou cultura, entre outros.
Nas organizações, a diversidade pode ser compreendida por profissionais que apresentam diferentes:idades;etnias;necessidades especiais;religiões;estado civil;crenças variadas;orientações sexuais;classes sociais distintas;
Isto é, uma força de trabalho variada, heterogênea, com diferentes características entre si. Desse modo, uma empresa que incentiva a diversidade no ambiente de trabalho incluirá pessoas de diversos gêneros, idades, religião, raça, etnia, formação cultural, orientação sexual, idiomas, educação, habilidades etc.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Tipos de culturaCultura erudita. Esta é aprendida e desenvolvida nos ambientes acadêmicos, a partir de muita leitura, estudo e pesquisa. ... Cultura popular. Aqui, temos o conjunto dos valores tradicionais de uma população que identifica um povo de um certo território. ... Cultura de massa. ... Norte. ... Nordeste. ... Centro-Oeste. ... Sudeste. ... Sul.
No Brasil, a associação entre os termos “desigualdade social” e “diversidade cultural” é possível, pois apesar de nossa diversa formação cultural, a exclusão social apresenta-se como um fator de exclusão que se manifesta, majoritariamente, por meio da diferença entre as diversas culturas que formam a população ...
A diversidade cultural no Brasil é ampla desde o processo de colonização de nosso país. Prova disso é o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro, como existe com povos de diferentes localidades da África e da Europa, da Índia ou dos países da Ásia Oriental.
A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.
A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.
A diversidade cultural sempre existiu e sempre vai existir na sociedade, e consequentemente nas escolas o que vai mudando ao longo do tempo é a necessidade da abertura das salas de aula para as diferenças entre alunos e famílias, incluindo e valorizando as mesmas no seu processo educativo, promovendo assim a identidade ...
ExemplosCultura popular.Cultura sertaneja.Cultura do Centro-Oeste.Cultura sulista.Cultura nordestina.Cultura nortista.Folclore brasileiro.Samba.
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Resposta: Porque houve intensa miscigenação de diferentes povos e etnias: indígenas, africanos, europeus, asiáticos etc. Isso resultou em uma cultura diversificada em vários aspectos: música, dança, religião, língua, culinária etc.
O que é a diversidade no ambiente de trabalho?étnicos;de pessoas com necessidades especiais;de crenças variadas;LGBTQ;de classes sociais distintas;gêneros (homens e mulheres).
A diversidade no ambiente de trabalho significa o desenvolvimento, por parte da organização, de uma postura madura diante da pluralidade da nossa sociedade. Isso significa acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com as multiplicidades culturais.
A diversidade nas empresas é quando as equipes são compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, idades, vivências, visões etc. Essa diversidade é essencial para promover maior igualdade, criatividade e até mesmo mais sucesso para as empresas.
Porque mudou a tia Luiza da novela Poliana?
Quanto tempo para definir a cor do cabelo do bebê?
Quais são os 5 tipos de coordenação motora?
Como fica o IPVA para PCD em 2022?
Qual é o melhor solvente para esmalte sintético?
Como calcular o volume de uma caçamba?
Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio Honda moto?
Como copiar o texto de um PDF protegido?
Como é dividida a poesia Ortônima de Fernando Pessoa?
Qual o sinônimo de lentamente?
Quais benefícios que o PCMSO pode gerar para a empresa e o funcionário?
Quanto tempo uma compra fica em análise?