A importância da afetividade no desenvolvimento humano, segundo Wallon, baseia-se na afirmação que o ser humano desde o seu nascimento é envolvido pela afetividade e que o afeto desempenha um papel fundamental em seu desenvolvimento e no estabelecimento de boas relações sociais.
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
Desde o início da vida do ser humano, a afetividade ocupa um lugar extremamente importante, sendo responsável, inicialmente, por utilizar outros para a satisfação das suas necessidades (como bebê); mais tarde, através das interações com objetos, o meio, a família, na construção do Eu e na diferenciação do Outro; mais à ...
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON. A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.
23 curiosidades que você vai gostar
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...
Para o bebê e a criança pequena a criação de vínculo afetivo, seja com a mãe ou outro adulto que a represente, é fundamental. É por meio das trocas de afeto que a criança desenvolve suas primeiras relações, aprende a interagir, a se comunicar e também inicia a capacidade de desenvolver empatia.
É indiscutível que o afeto joga um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem o afeto não haveria interesses nem necessidades, nem motivação; em conseqüência, as interrogações ou problemas não poderiam aparecer e não haveria inteligência.
Pode misturar óleo mineral com óleo sintético?
Qual é o código da caixa poupança?
Pode colocar Neosoro no inalador?
Qual remédio para subir a pressão?
Como surgiu a área de Recursos Humanos?
Para que serve o exame hemodinâmica?
Quais são as características da ideologia trabalhista?
Como rastrear celular de outra pessoa pelo Google?
O que comer para definir o corpo mais rápido?
O que comer na adolescência para crescer?
O que acontece quando o canal é mal feito?
O que podemos aprender com a águia?
Qual é mais saudável ovo de granja ou caipira?
O que a medicina fala sobre a tatuagem?
Quais os direitos retirados com a reforma trabalhista?
Como descobrir valor absoluto?