Com o advento do novo Código Civil (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), a maioridade plena passa a ser de 18 anos completos. Já o Código anterior, de 1916, delimitava-a em 21 anos. O Código revogado é datado de século anterior.
Até o advento do Novo Código Civil de 2002, a maioridade civil era aos 21 anos. A partir de 2003, conforme artigo 3o do Código Civil: A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”.
Com a maioridade, conquistada aos dezoito anos, a pessoa tornar-se-á maior, adquirindo a capacidade de fato, podendo então, exercer pessoalmente os atos da vida civil. Reza o art. 5º do Código Civil que aos dezoito anos completos acaba a menoridade, ficando habilitado o indivíduo para todos os atos da vida civil.
Ainda de acordo com o artigo 5º do Código Civil, a maioridade civil pode ser alcançada através de algumas condições especiais, como:pelo casamento,por emancipação (que só é permitida a partir dos 16 anos),pela colação de grau no ensino superior,pelo exercício de um emprego público em caráter efetivo,
Completados 18 anos, o indivíduo deixa de ser jovem para ser considerado adulto. A "maioridade" não significa outra coisa. E adultos devem ser tratados como tal.
37 curiosidades que você vai gostar
Para muitos adolescentes não basta completar 18 anos, afinal em muitos países do mundo, somente após os 21 anos você é considerado dentro da maioridade. Essa idade também é um símbolo da passagem da adolescência para a vida adulta, por isso é tão importante celebrar e comemorar essa idade especial.
A chegada dos 18 anos é um momento esperado por todo jovem. Chega o sinal verde para, por exemplo, dirigir, comprar bebidas alcoólicas e frequentar as animadas festas. Para além das novas liberdades, atingir a maioridade também traz deveres que antes poderiam não fazer parte do cotidiano.
Mas nem sempre faz depois de comemorar o aniversário.Entrar na balada sem precisar usar um RG falso. ... Ir para a night sem ter que usar o RG da irmã da amiga, que, por sinal, é japonesa. ... Tirar carta de motorista. ... Ir para os rolês sem depender da carona dos amigos ou dos pais. ... Sair de casa sem precisar dar satisfação.
A emancipação voluntária ocorre por meio da autorização dos pais, ou apenas um na falta do outro. Em caso de falecimento de um dos pais, por exemplo, somente basta a autorização do sobrevivente para que o ato possa ser realizado. É o que prevê o inciso I do artigo 5º do Código Civil, que consta acima.
Como tratar anemia em pacientes com câncer?
Para que serve a goteira esofágica?
O que acontece com Landon na terceira temporada?
Como aquecer os pés de idosos?
Quais os efeitos da coisa julgada material?
Quantos minutos há em 365 dias?
Como saber se tenho lipedema nas pernas?
Qual é a moeda usada em Cabo Verde?
Pode matizar o cabelo no mesmo dia da pintura?
Quais as principais atribuições da polícia judiciária?
Quais são os requisitos para a concessão da tutela cautelar?
Quais os fenômenos que ocorrem na troposfera?
Quanto vale cada ponto no cartão de crédito?