9 meses
O bebê pode começar a usar o andador por volta dos 9 meses, pois nessa idade já consegue se apoiar em alguns objetos para ficar em pé.
Primeiramente, porque o aparelho pode causar acidentes graves, às vezes até fatais. O bebê no andador fica sentado numa altura mais alta do que deveria, dando uma maior liberdade, fazendo assim com que o bebê alcance objetos perigosos e tóxicos.
Os 5 Melhores Andadores Para Bebê em 2018
Aos seis meses, o bebê provavelmente será capaz de se sentar com apoio. Saiba como estimulá-lo a fazer isso e a se sentar sozinho. O primeiro ano do bebê é marcado por novas conquistas todos os meses. Cada uma delas é motivo de muita alegria para os pais.
Melhores Andadores para Bebês: Guia Completo 2021
Além do mais, deixar o bebê em um andador por muito tempo faz com que ele engatinhe menos, o que atrapalha no desenvolvimento natural do pequeno. Isso porque engatinhar, levantar e sentar de forma constante são exercícios importantes para o desenvolvimento da força necessária para que o bebê comece a caminhar sozinho.
O andador mais indicado para bebês é o que é empurrado para frente, como se fosse um carrinho de super mercado. Este tipo de andador dará a confiança que o bebê precisa para iniciar os primeiros passos sem a ajuda dos pais, ao contrario do que se possa pensar, este objeto não ensina os bebês a andar, apenas o auxilia.
O bebê pode começar a usar o andador por volta dos 9 meses, pois nessa idade já consegue se apoiar em alguns objetos para ficar em pé. No entanto, é importante que o uso do andador seja indicado pelo pediatra, uma vez que ele conhece o desenvolvimento do bebê, permitindo adequar o início do seu uso.
A doutora Natália é enfática sobre o assunto: o andador de bebê é contraindicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Em vez de ajudar, os andadores acabam confundindo a criança: “o andador possui várias rodinhas em sua base que são impulsionadas apenas pelo toque dos pezinhos do bebê no chão, e de forma incorreta.