Conhecido por produzir a insulina, o pâncreas é uma glândula com papéis importantes no sistema endócrino e no processo de digestão dos alimentos. É hora de conhecer as suas funções – e alguns problemas de saúde que podem acometê-lo.
O pâncreas é responsável pela produção de alguns hormônios como insulina, glucagon e somatostatina que controlam os níveis de glicose no sangue, e enzimas importantes como amilase, lipase e tripsina, que participam do processo digestivo.
O pâncreas tem duas funções principais: produzir enzimas (função exócrina) e produzir hormônios (função endócrina).
Localizado no abdômen, o pâncreas possui de 14 a 25 centímetros de comprimento. Está localizado anexo ao duodeno. A alteração neste órgão provoca efeitos muito graves, estas mesmas enzimas em algumas ocasiões atacam o próprio órgão e podem prejudicá-lo.
Com acessos repetidos de pancreatite aguda, o dano ao pâncreas pode ocorrer e levar a pancreatite crônica. O tecido cicatricial pode se formar no pâncreas, causando a perda da função. Um pâncreas que não funcionam bem pode causar problemas de digestão e diabetes.
41 curiosidades que você vai gostar
Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos. Experimentos com cobaias mostraram que quando o órgão - que ajuda a controlar a taxa de açúcar no organismo - se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.
Para proteger o pâncreas é necessário evitar alimentos processados, frituras, farinhas refinadas, açúcares e refrigerantes. Estes alimentos contam com altas doses de gordura saturada, que é prejudicial ao órgão.
Sintomas de problemas no pâncreasDor constante no abdômen;Pele e olhos amarelados;Urina escura;Sensação de má digestão após as refeições;Dor frequente nas costas, que não está relacionada com a postura;Sensação constante de barriga inchada;Náuseas frequentes e vômitos.
A dor no pâncreas é localizada na parte superior do abdômen e pode ser sentida como pontadas, além de poder irradiar para outras partes do corpo, principalmente para as costas.
É o segundo maior órgão do corpo, sendo a maior glândula. Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.
Essa glândula fabrica a famosa insulina, mas não para aí. ... Conhecido por produzir a insulina, o pâncreas é uma glândula com papéis importantes no sistema endócrino e no processo de digestão dos alimentos.
Carboidratos integrais ajudam a regular a glicose
Ricos em nutrientes e fibras que ajudam a controlar o nível de glicemia no sangue, os carboidratos integrais - como arroz, pão e cereais - estão entre os alimentos indispensáveis para aumentar o nível de insulina.
O fígado é um órgão que desempenha muitas funções importantes no corpo:Digestão de gorduras. ... Armazenamento e liberação de glicose. ... Produção de proteínas. ... Eliminação de toxinas. ... Produção de colesterol. ... Armazenamento de vitaminas e minerais. ... Destruição de hemácias. ... Regulação da coagulação sanguínea.
As células endócrinas constituem uma porcentagem muito menor das células no pâncreas. Essas células produzem os hormônios, insulina e glucagon, que regulam os níveis de glicose e os liberam diretamente no sangue.
Há destruição lenta dos tecidos do pâncreas, que pode causar insuficiência pancreática, infecções bacterianas e diabetes do tipo 2. As principais causas são obstrução de ductos e alcoolismo. Outras causas incluem fibrose cística, hipercalcemia, hiperlipidemia, alguns medicamentos e distúrbios autoimunes.
Localizando o pâncreas
A insulina reduz o nível de açúcar (glicose) no sangue ao transportar açúcar para dentro das células. O glucagon aumenta o nível de açúcar no sangue ao estimular o fígado a liberar seu conteúdo. A somatostatina evita a liberação dos outros dois hormônios.
Diagnóstico clínico
Queixa de dor abdominal: epigástrica/abdome superior, classicamente uma dor abdominal em faixa em abdome superior, dores com irradiação para dorso, tórax ou flancos. Associado a náusea e/ou vômitos, dor intensa após alimentação.
Analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno: são usados para aliviar a dor na região superior do abdômen característica da pancreatite aguda.
Dor abdominal ou nas costas.
Dor no abdome ou nas costas é comum no câncer de pâncreas, uma vez que o crescimento do tumor pode comprimir os órgãos vizinhos, provocando dor. O câncer também pode se disseminar para os nervos ao redor do pâncreas, o que muitas vezes provoca dores nas costas.
Lipase. É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas. Feita através de coleta de sangue, a lipase consiste em verificar a concentração das enzimas produzidas pelo órgão.
O diagnóstico é feito pela dosagem de níveis da glicose no sangue, conhecida como glicemia.
1 – Chá de alecrim e sálvia: Este chá, além de ter um ótimo sabor, é ideal para tomar após o jantar, por exemplo. Além de ajudar a cuidar do pâncreas, atua como um relaxante muscular que promove uma sensação de relaxamento e sono tranquilo.
16 alimentos e atitudes para manter a saúde do pâncreasCereais integrais.Mirtilos, cerejas, uva vermelha.Iogurte, kefir e outros probióticos.Água pura.Aipo, alho e cebola.Alcachofras e orégano.Canela.Proteínas vegetais.
O fígado está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas.
Como saber o valor para quitar um empréstimo?
O que faz uma pessoa Tornar-se intolerante?
Como rastrear um produto pelo código de barras?
Como fazer um campeonato de tênis de mesa?
O que foi preciso para definir a área do Brasil?
Como rastrear uma encomenda pela transportadora Direct?
Como criar uma equação de segundo grau?
Como é a vida dos refugiados no Brasil?
O que fazer para parar de ser grosseiro?
Como fazer montagens de fotos antigas?
Como perder o medo de coisas novas?
Como as fronteiras do Brasil foram formadas?