O hormônio juvenil é produzido pelos corpora allata (glândula) e é responsável por manter o organismo em seus estágios larvais entre mudas. O hormônio juvenil induz a produção de proteínas características da larva e fatores de transcrição que inibem genes necessários para o processo de metamorfose.
Os mímicos do hormônio juvenil e os mímicos da ecdisona ativam os respectivos receptores desses hormônios, enquanto os quatro grupos de inibidores da síntese de quitina impedem a formação da nova cutícula durante a muda de tegumento.
O JH é produzido na Corpora allata (pequeno agrupamento de células logo atrás do cérebro) e age sobre a epiderme determinando que a nova cutícula mantenha características juvenis. Portanto, em todos os estágios em que o hormônio juvenil está presente ocorre apenas o crescimento do animal.
apresentam atividade indutora da muda em insetos, sendo reconhecidos como ecdisteróides todos os compostos que possuem estrutura similar a ecdisona (Goodwin, 1978).
O desenvolvimento pós-embrionário dos insetos é coordenado por uma regulação precisa da liberação de neuropeptídios cerebrais, sendo o principal, o hormônio prototradcotrópico (PTTH), sintetizado por pelo menos dois neurônios localizados no protocérebro das abelhas, conforme descrito por Paulino Simões et al., 1997.
A tomografia computadorizada é uma forma não-intrusiva de varredura do interior dos seres vivos e foi usada para obter imagens detalhadas de pequenos insetos. O equipamento conseguiu toda a transformação da larva até o momento da saída da crisálida, já como borboleta.
Esses dois processos (metamorfose e muda), assim como o crescimento do inseto, são controlados por hormônios. É aí que os inseticidas entram, agindo como agonistas (provocando o mesmo efeito) ou antagonistas (impedindo a atuação) dos hormônios de crescimento dos insetos.
A hemolinfa é constituída por água, sais (majoritariamente Na+, Cl-, K+, Mg2+, e Ca2+), e compostos orgânicos. Muitos artrópodes (aracnídeos), (crustáceos), e da classe dos Cefalópodes (Moluscos) possuem a proteína hemocianina na hemolinfa que serve para as trocas gasosas na respiração.
A muda ou ecdise é um processo que ocorre nos artrópodes e está relacionado com o crescimento desses animais. ... Devido a essa limitação de crescimento, os artrópodes devem realizar mudas periódicas, que consistem na troca do exoesqueleto antigo por um novo.
REGULAÇÃO HORMONAL DO CRESCIMENTO DOS INSETOS Apesar das diferenças entre seus padrões de desenvolvimento, os insetos utilizam os mesmos hormônios no crescimento, muda e metamorfose, cujo plano geral é o seguinte (Fig. 3). Figura 3. Representação das interações hormonais durante a metamorfose completa de um inseto.
Portanto, em todos os estágios em que o hormônio juvenil está presente ocorre apenas o crescimento do animal.
Nos insetos, os hormônios são sintetizados pelos centros neuronais, neuro-glândulares ou glandulares, como as células neurossecretoras, as “corpora cardíaca”, as “corpora allata” e as glândulas protorácicas (Hartenstein, 2006).
A ecdisona (hormônio da muda) atua diretamente sobre os tecidos do corpo do inseto causando neles uma diferenciação durante o processo da muda.
Como saber o lado da placenta no ultrassom?
Como migrar para conta Van Gogh?
Qual é melhor polietileno ou fibra?
Como fazer um PIX para uma chave aleatória?
Qual é o objetivo principal do planejamento?
Quantas personalidades Uma pessoa tem?
Quantas vezes por semana posso dar ovo para cachorro?
Por que o coração é considerado um órgão?
Qual é a função principal do alumínio?
Quem tem diabetes pode comer carne de porco?
O que fazer para tirar mancha de roupa preta?
Quanto tempo dura a golden hour?
O que são as vias parenterais?
Quais são os 5 elementos da proposta de intervenção do Enem?