O gelo é um antiinflamatório natural, explica o médico. “É indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local”, explica. Segundo ele, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo.
Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.
Quando coloca gelo numa parte do corpo que está inflamada os tecidos e os vasos sanguíneos contraem-se limitando a passagem de sangue e fluidos para essa área e reduzindo o inchaço.
Na maioria dos casos, o gelo é bem recomendado na fase aguda de traumas (pancadas, contusões musculares e articulares) e dores reumáticas e outros problemas e, articulações, como artrites e artroses, pois ajudam a reduzir o inchaço e a dor.
Usar gelo na pele é muito mais do que uma simples modinha. Essa técnica ajuda mesmo a refrescar a pele, amenizar os poros dilatados, desinchar o rosto, amenizar a aparência cansada das olheiras e até diminuir a inflamação de uma espinha.
Para fazer uma compressa fria em casa, basta envolver um saco de legumes congelados, por exemplo, em uma toalha ou pano e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Uma outra possibilidade é misturar 1 parte de álcool com 2 partes de água e colocar num saco tipo ziploc e deixar no congelador.
Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
O gelo é um anti-inflamatório natural por isso, é indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo. A temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos, explica o ortopedista.
Os principais efeitos da aplicação do gelo são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular. Apesar de ser considerado um antiinflamatório natural, o gelo nem sempre diminui a resposta inflamatória, como se acredita no meio esportivo, mas reduz os sintomas e sinais clássicos da inflamação: dor, inchaço (edema), vermelhidão ...
No início da década de 1960 que surgiram os primeiros estudos científicos realizados com o uso da crioterapia algumas horas após a ocorrência de lesões. Os principais efeitos da aplicação do gelo são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular.
Quando você coloca o gelo sobre os músculos doloridos, provavelmente a situação pode piorar. O gelo pode agravar os espasmos musculares e os pontos gatilhos que muitas vezes estão ativos no pescoço e na parte inferior das costas (as áreas que as pessoas muitas vezes tentam tratar com gelo).
Quem trabalha 24 horas tem direito a quantas horas de descanso no plantão?
O que é o fenômeno de aquaplanagem?
Qual a diferença entre riscos e crises?
Quem escreveu o hino 394 da Harpa?
Quais são os três estados de dados escolha três?
O que são agentes biológicos conforme as NRS?
O que é um pontinho preto dentro de um avião?
Como sacar o Bolsa Família no Caixa Tem?
Qual a safira mais cara do mundo?
Porque algumas pessoas nascem com cabelos brancos?
Qual a melhor opção de tributação para um representante comercial?
Quais são os principais nomes da literatura brasileira?
Como dimensionar estrutura de madeira para telhado?
Como colocar uma string dentro de um array?
Qual instrumento jurídico a ser utilizado pelo réu para arguir a incompetência mencionada?