São exímios decompositores de matéria orgânica e, popularmente conhecidos como bolores verde-azulados, vermelhos ou castanhos. Os ascomicetos produzem grande aparato enzimático, o que os tornam potenciais decompositores e cicladores de matéria orgânica nos ambientes (sapróbios).
Assim como todos os fungos, os ascomicetos possuem grande aplicabilidade em setores industriais. Podem ser utilizados como alimento e os mais conhecidos são as trufas, que possuem alto custo se tornando inacessível a milhares de pessoas. Existe também outro tipo de ascomiceto comestível, a Morchella sp.
Ascomicetos (65.000 espécies): Os fungos do filo Ascomycota são encontrados em ambientes marinhos, de água doce e terrestre. Sua principal característica é ter seus esporos formados em ascos. Cada indivíduo pode possuir mais de um asco, que pode unir-se a outros, formando o ascocarpo (corpo de frutificação).
Os Ascomycota são o maior filo do reino Fungi, com mais de 64 000 espécies descritas. A característica distintiva deste filo é a presença de ascos, estruturas sexuais microscópicas em forma de saco que contêm os ascósporos (esporos não-móveis que funcionam como se fossem sementes).
Os ascomicetos são fungos do filo Ascomycota (grc. άσκός= tubo; μύκης= fungo) que produzem seus esporos (ascósporos) em esporângios específicos chamados ascos. É um grupo monofilético de cerca de 32.300 espécies, ao qual pertencem inclusive a maioria das formas anamórficas, leveduras e formas liquenizadas.
25 curiosidades que você vai gostar
Zigomicetos, Basidiomicetos e Deuteromicetos.
Rhizopus stolonifer, o bolor-preto-do-pão, é um bolor filamentoso da família Mucoraceae, com ampla distribuição.
As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.
Na reprodução sexuada, com o encontro de duas hifas haplóides distintas, ocorre a plasmogamia e um novo conjunto de hifas dicarióticas é formado. As hifas dicarióticas formam um corpo de frutificação chamado ascoma, que, no caso de ser macroscópico, pode apresentar três formas: apotécio, cleistotécio e peritécio.
Quanto à morfologia, os ascomas podem ser abertos e com a forma aproximada de uma taça (apotécio), fechados e esféricos (cleistotécio), ou em forma de pera ou de garrafa, com um pequeno poro através do qual os ascósporos são libertados (peritécio).
Os deuteromicetos, também conhecidos por fungos imperfeitos, estruturalmente idênticos aos ascomicetes e basidiomicetos, são definidos por uma única característica: não têm reprodução sexuada. ... Provavelmente descendem de um ascomiceto ancestral que perdeu a capacidade de reprodução sexual.
Os zigomicetos são fungos terrestres formados por hifas de paredes quitinosas. Alguns são parasitas mas na sua maioria são saprófitas, vivendo no solo e alimentando-se de matéria orgânica morta. ... Todos os zigomicetos formam esporos em esporângios na reprodução assexual e formam zigosporângios na reprodução sexuada.
Classe de fungos caracterizada pela formação de esporângio típico, o basídio, onde ocorre a produção de esporos por cariogamia seguida de meiose. Em geral, os Basidiomicetos possuem um micélio bem desenvolvido, formado por hifas septadas, cujas paredes contém quitina.
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. ... É dessa forma que os fungos colaboram para a renovação e reciclagem de materiais no solo e na água, exercendo um papel bastante importante para o desenvolvimento sustentável.
Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.
Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. ... Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar.
Ascósporos são formados no interior de uma estrutura especial denominada asco. Inicialmente o asco é uma célula com dois núcleos n (dicariótica), que se fundem originando um núcleo 2n (diplóide). Este sofre meiose, formando quatro núcleos haplóides. ... Em substrato, desses ascósporos nascerão novas hifas e novos ascos.
A formação dos basidiósporos ocorre após a divisão meiótica, seguida pela mitótica e, então, há dispersão dos esporos para o ambiente por esterigmas, estruturas presentes no ápice dos basídios.
Cogumelo é um termo popular para indicar o basidioma ou ascoma (antigamente referido como corpo de frutificação) de fungos, que são as estruturas de reprodução sexuada e que pertencem ao grupo dos basidiomicetos ou ascomicetos, respectivamente.
Elas podem ser de dois tipos: Hifas cenocíticas: quando não possuem paredes transversais, chamadas de septos, ficando os núcleos espalhados pelo citoplasma; Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células com um (monocarioticas) ou dois núcleos (dicarioticas).
São causadas por fungos termotolerantes que invadem os tecidos como uma hifa, podem infectar de diferentes maneiras (tem portas de entrada variáveis) e causam reação supurativa necrótica.
As hifas, filamentos que constituem o micélio, podem apresentar diferentes tipos de organização: cenocíticas, hifas que não apresentam septos, e septadas. Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra.
Os fungos, também chamados de bolores ou leveduras são organismos eucariotos heterotróficos, que tem parede celular rígida e podem ser uni ou multicelulares e devido a estas características, constituem um reino a parte, o Reino Fungi.
A zigomicose é uma doença causada por fungos da ordem Mucorales (gêneros Rhizopus, Mucor, Rhizomucor, Absidia, Apophysomyces, Saksenaea, Cunninghamella, Cokeromyces e Syncephalastrum).
Os mofos ou bolores são espécies de fungos filamentosos –da mesma família dos cogumelos –, que se desenvolvem em matéria orgânica, sobrevivendo quebrando e absorvendo os nutrientes dessa matéria, sendo capazes de decompô-las e, assim, crescendo –como no pão. O bolor de pão possui um aspecto de algodão.
Como aconteceu a escravidão no Brasil Resumo?
O que foi o período de redemocratização?
Como se deu o processo de colonização da Austrália?
Como termina a novela Rebelde?
O que dificultou o povoamento da região Centro-oeste?
Como foi marcado o Governo de Carlos primeiro?
Como foi o processo de redemocratização do Chile?
Como tirar a cesta da airfryer?
Como inserir um arquivo dentro de um documento do Word?
Como tirar polícia no GTA San Andreas?
Como tirar o comando de voz da caixinha de som?
Como tirar o número de página da folha de rosto?
O que é bom para tirar mancha preta da panela?
Como desativar a polícia no GTA?