Ligadas a costumes populares e ainda à socialização, as brincadeiras tradicionais ajudam a desenvolver a coordenação motora, exploram o movimento, o equilíbrio, o respeito às regras e o lado intelectual das crianças.
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (RCNEI, 1998, p. 22).
É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais. Sendo estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações.
Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outros modificam-se, recebendo novos conteúdos. ... Enquanto manifestações espontâneas da cultura popular, as brincadeiras tradicionais tem a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.
As brincadeiras antigas são fundamentais na infância, pois estas são ligadas aos costumes populares que ajudam a promover a socialização, o desenvolvimento da coordenação motora, o equilíbrio, do respeito às regras e o cognitivo das crianças (REGINA, 2008).
45 curiosidades que você vai gostar
A brincadeira faz-se “instrumento” fundamental para o desenvolvimento psicomotor da criança. Devido a isto, cabe aos aos profissionais da educação tomarem consciência da importância para que seja desenvolvida uma educação de qualidade, para que no futuro essas crianças sejam pessoas confiantes e bem-sucedidas.
Nos relatos sobre a brincadeira infantil Vygotsky (1991) afirma que esta é uma situação imaginária criada pela criança e onde ela pode, no mundo da fantasia, satisfazer desejos até então impossíveis para a sua realidade. Portanto, o brincar “é imaginação em ação” (FRIEDMANN, 1996).
Segundo Kishimoto (1993, p. 45): Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Desde muito cedo as crianças se comunicam por gestos, sons e mais tarde a imaginação.
Friedmann (1995) destaca a importância de resgatarmos os jogos tradicionais nas escolas, pois os mesmos fazem parte de nosso patrimônio cultural e lúdico, sendo de suma importância para o desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas e linguísticas nas crianças.
O que acontece se tomar 4 anticoncepcionais de uma vez?
Quem pode realizar constelação familiar?
Quem tem licenciatura pode dar aula para Educação Infantil?
Quando o trabalho de amarração começa a fazer efeito?
Quais os sintomas de excesso de vitamina C?
Para que serve a coagulação sanguínea?
Qual o prazo para desfazer um negócio?
Quando a suspensão terminar a empresa pode demitir?
O que fazer depois de beber leite estragado?
Qual o país que tem mais índios?
O que representa o mês de janeiro?
Quais os riscos de comprar um diploma?
Qual é a voz mais potente do mundo?
Como alterar a cor da fonte da tela de bloqueio do iPhone?
O que o governo Lula fez de bom para o Brasil?