Acredita-se que possa ter a função de refletir a luz do sol e manter baixas as temperaturas do corpo do camaleão. E essas diferentes camadas parecem ser uma particularidade dos camaleões, não observada em outros répteis.
O camaleão possui em sua pele células chamadas cromatóforos que possuem pigmentos de diferentes cores. Estas células podem contrair-se ou dilatar-se, conforme as reacções nervosas do animal, e provocar uma repartição desigual dos pigmentos, o que implica as modificações de cor.
Camuflagem. Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem. A camuflagem pode ser útil tanto ao predador, quando deseja atacar uma presa sem que esta o veja, ou para a presa, que pode se esconder mais facilmente de seu predador.
Os camaleões mudam de cor dependendo da temperatura existente no ambiente. Por exemplo, para aproveitar melhor os raios solares, eles utilizam tons escuros, pois, absorvem melhor o calor. Da mesma forma, se o ambiente estiver frio, eles mudam a pele para cores mais claras, para resfriar o corpo e se proteger de climas adversos.
Como dissemos, os camaleões são nativos da África, embora também sejam encontrados em algumas áreas da Europa e da Ásia. Quando existem muitas espécies, elas são distribuídas por diferentes ecossistemas, sejam savanas, montanhas, selvas, estepes ou desertos, entre outros.
Como fazer a higiene do idoso?
Quanto tempo se deve tomar Centrum?
Como funciona a intangibilidade do óbito?
Pode levar perfume na bagagem de mão 2021?
Como reclamar de uma cobrança indevida?
Quais as principais reações adversas dos meios de contraste à base de GD?
Quem faz a reciclagem no Brasil?
Qual o prazo de entrega da Pgdas?
Para que serve o Descarbonizante?
Qual time mais rico do mundo 2022?
Como ficar com a pele cheirosa?
Quantos metros tem uma carreta de 30 paletes?