Fosfofrutoquinase (PFK, do inglês phosphofructokinase) é uma enzima quinase, uma enzima glicolítica que catalisa a transferência irreversível de um fosfato da ATP a frutose-6-fosfato. É o mais importante ponto de controle da glicólise. Sendo controlada pelo ATP e ADP.
A fosfofrutoquinase (Phosphofructokinase - PFK) é a enzima metabólica mais importante que atua no processo da glicólise, uma vez que tem ação direta na fosforilação, etapa crucial para a quebra da glicose e produção de energia.
Função e Regulação
A Insulina ativa a fosfatase que desfosforila o complexo PFK-2 causando sua atividade A PFK-2, então, aumenta a produção de frutose-2,6-bifosfato que alostericamente ativa a PFK-1, assim estimulando a glicólise e inibindo a gliconeogênse.
Imagem da regulação da glicólise por meio da enzima fosfofrutoquinase (PFK). A PFK catalisa a conversão da frutose-6-fosfato em frutose-1,6-bifosfato na glicólise. A PFK é inibida por ATP e citrato, e positivamente regulada por AMP.
Como em condições aeróbicas a relação ATP/ADP é alta, a velocidade da reação da fosfofrutoquinase é reduzida e consequentemente a glicólise também é reduzida. Dependendo do nível de Acetil CoA, o nível de intermediários do ciclo de Krebs pode aumentar.
17 curiosidades que você vai gostar
A fosfofrutoquinase-l, como a hexoquinase, é uma enzima reguladora, sendo uma das mais complexas. Ela representa o ponto principal de regulação da glicólise. A atividade da PFK-1 é aumentada sempre que o suprimento de ATP da célula se torna baixo ou quando existe um excesso dos produtos da hidrólise do ATP, ADP e AMP.
A PFK-1 (fosfofrutoquinase -1) é o principal ponto de regulação da glicólise. Ela catalisa uma reação irreversível, convertendo frutose-6-fosfato e ATP em frutose-1,6-bisfosfato e ADP. Os reguladores alostéricos da PFK-1 são: frutose-2,6-bifosfato, ATP, ADP, AMP e citrato.
A ATP-sintase promove o retorno dos prótons no gradiente citado anteriormente, liberando energia, e utiliza essa energia para a produção de ATP, por meio da fosforilação do ADP. A fosforilação oxidativa produz um saldo energético de cerca de 26 a 28 moléculas de ATP.
O controle da gliconeogênese é realizado pelo glucagon, que estimula esse processo, e pela insulina, que atua de maneira oposta. ... A gliconeogênese ocorre durante o jejum, é também estimulada durante exercício prolongado, por uma dieta altamente protéica, e sob condições de stress.
Como identificar uma boa argila?
Como saber se tenho alergia a Benzetacil?
Tem como deixar o rosto mais definido?
Quem gosta tem medo de perder?
Como saber se a pessoa não está interessada?
Como saber se tenho medo de ficar sozinha?
Como instalar impressora HP LaserJet P1505 no Windows 10?
Qual ônibus vai para Tiradentes?
Qual a taxa de urbanização no Brasil em 2010?
Qual o melhor app IPTV para Smart TV LG?
Quando começar a dar ração para filhotes de gatos?
O que são terras indígenas demarcadas?
Quantas reuniões extraordinárias da CIPA deve fazer?
Como são as escolas da zona rural?