Além da diminuição do custo, o uso da brita no concreto traz maior estabilidade e durabilidade à mistura. A qualidade do concreto, contudo, é influenciada por outras variáveis, como forma, granulometria, textura dos grãos e tamanho.
Além da função estrutural, as pedras britadas, como também são conhecidas no mercado, contribuem para o aumento da resistência à compressão e ao desgaste (abrasão), reduzem a retração e barateiam o custo de produção do concreto.
Brita é o nome popular ao agregado graúdo utilizado na produção de concretos. Esses agregados são utilizados com a função de reduzir o efeito de retração volumétrica que ocorre com misturas que contenham unicamente água e cimento, bem como baratear o custo de construção dos diferentes elementos cimentícios existentes.
Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.
Os agregados são responsáveis por fornecerem distribuição granulométrica, absorção de água, porosidade e resistência à compressão aos concretos, portanto são primordiais na sua formulação.
17 curiosidades que você vai gostar
PRINCIPaIs UTIlIzaÇões DOs agRegaDOs
Pedrisco Confecção de pavimentação asfáltica, lajotas, bloquetes, intertravados, lajes, jateamento de túneis e acabamentos em geral. Brita 3 Também denominada pedra de lastro utilizada nas ferrovias. Brita 4 Produto destinado a obras de drenagem, como drenos sépticos e fossas.
Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete [concreto livre de porosidade]) chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.
VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.
Por exemplo, caso o concreto pré moldado seja produzido para ser usado como parede, o melhor impermeabilizante é BlokSeal, que, na verdade, é um hidrofugante que protege toda a estrutura contra a infiltração de água.
Brita de ardósia
Brita 0 – usada para fazer tijolos, calçadas, manilhas e outros. Brita 1 – para colocar em pátios, estradas e estacionamentos. Brita 2 – mais indicada para colocar em estradas, pátios e estacionamentos.
Sistema de drenagem
Para cada vaso ou jardineira, o processo de drenagem é formado por 1/3 de brita e 2/3 de areia misturada com terra vegetal adubada. Neste caso, a brita do tipo 1 e a areia produzidas pela Votorantim Cimentos são excelentes opções para garantir a qualidade do serviço.
Total:R$86,00.
Na formação do concreto pesado, os cálculos para dosagem de areia, água e cimento não mudam em relação ao concreto convencional. O procedimento de mistura também é o mesmo: os agregados graúdos são adicionados primeiro com a areia, e, em seguida, vem o cimento e a água.
Traço de concreto para pilares, vigas pré-moldados e lajes: 1 saco de cimento 50 kg; 4 latas de 18 litros de areia; 5 latas e ½ de 18 litros de brita; 1 lata e ¼ de 18 litros de água.
Modo de uso
O aditivo acelerador de pega deve ser adicionado junto com a parte de água de amassamento. A dosagem do aditivo em relação à massa do cimento e o momento da adição devem ser determinados em laboratório, pois são específicos de cada processo e de acordo com os resultados desejados.
- Pega rápida: menor do que 30 minutos; - Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; - Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.
Ou seja, o concreto rompe na pasta, o ponto mais fraco, e não no agregado graúdo. Um grande consumo de cimento irá produzir um concreto mais resistente, por outro lado reduz a porcentagem de vazios interconectados entre si, perdendo sua capacidade de infiltração.
Prepare a mistura seca misturando o cimento e a areia em uma proporção 1:2; Coloque a brita ou cascalho em uma proporção 1:3 em relação ao cimento e misture novamente; Faça um buraco no meio da mistura e acrescente água lentamente, mexendo sem parar até que o concreto fique com uma consistência uniforme.
À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum. CP V – ARI – O cimento ARI (alta resistência inicial) não possui aditivos. Porém, seu clínquer possui dosagem diferenciada. Esse tipo de cimento pode atingir até 26 MPa com 1 dia de cura!
Os agregados são materiais fundamentais em toda obra de construção civil. No entanto, cada tipo de agregado é utilizado para uma finalidade. “Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos.
Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
Os agregados costumam ser materiais minerais granulares. Eles são usados para concretos e podem ser britas, cascalhos, areias ou produtos industriais, por exemplo. A vantagem dos agregados é a quantidade de opções e a disponibilidade do material.
Quais são os princípios da ética do discurso?
Como substituir a expressão por exemplo?
O que é controle de qualidade na saúde?
Como saber a quantidade de sódio dos alimentos?
Qual o remédio para intoxicação?
Qual foi a última alteração da LDB?
Qual o tom de preto mais escuro?
Por que o fogo de azula e azul?
Qual a importância de uma conferência municipal de educação?
Quanto tempo para perder 10kg de forma saudável?
O que são cores primárias de luz?
Por que a Gloria Groove foi cancelada?
Quais são os princípios da Gestão da Qualidade abordados na ISO 9001?
Qual a média de km por litro faz uma carreta?
Quanto rende 200 mil reais na poupança?