Tanto a D2 quanto a D3 são formas inativas da Vitamina D. A forma ativa é calcitriol.
A vitamina D3 é produzida pela pele quando seu precursor, o 7-dehidrocolesterol ou pré-D3, sofre ação dos raios ultravioletas B, seja pelo sol ou artificial. ... A 25(OH)D é representa a reserva de vitamina D no organismo, é a forma mais comumente dosada nos exames laboratoriais.
Quando se suplementa vitamina D, geralmente vem na forma de Colecalciferol, ou seja, não precisa dos raios UVB para sua produção, apenas necessitando ser metabolizada no fígado e rins para se tornar ativa.
Vitamina D3 ou colecalciferol: é sintetizada pela ação dos raios ultravioletas do Sol que convertem o 7-deidrocolesterol em pré-vitamina D3 e depois em colecalciferol. É produzida por animais, incluindo o ser humano, sendo sintetizada na pele.
Ergocalciferol ou vitamina D2: é uma forma encontrada em plantas e fungos. Pode ser conseguida na alimentação, sendo absorvida no intestino delgado. Colecalciferol ou vitamina D3: é uma forma encontrada em fontes de origem animal. Além disso, ela é sintetizada na nossa pele pela ação dos raios ultravioleta B (UVB).
34 curiosidades que você vai gostar
Os compostos que forma a vitamina D são compostos lipossolúveis. A estrutura principal deste grupo é possuir uma unidade de isopropeno que é formada pela abertura de um anel do ciclopentanoperidrofenantreno (colesterol). Os vitâmeros da vitamina D são o ergocalciferol e o colecalciferol.
Você sabia que existem dois tipos de vitamina D disponíveis para suplementação? Uma de origem vegetal, a vitamina D2 (ergocalciferol) e outra de origem animal, a vitamina D3 (colecalciferol). Estudos recentes indicam que a vitamina D3 apresenta melhor absorção e desempenho se comparada à D2.
O fígado estoca a vitamina D na forma de calcidiol e quando o organismo tem necessidade, uma parte deste depósito é transportado até os rins que é quem fará a transformação em calcitriol, que é realmente a forma ativa da Vitamina D.
A exposição da pele a radiação ultravioleta (UV) resulta na síntese do colecalciferol (D3) que é a principal fonte de vitamina D no organismo.
A síntese de vitamina D ocorre por meio da ação dos raios ultravioletas na pele e, por isso, a exposição ao sol de forma controlada é fundamental para a saúde. O processo se inicia bem rápido, poucas horas após a radiação atingir as células da pele.
A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 600 a 800 UI (unidades internacionais) por dia, mas, nessas situações, doses bem maiores são administradas na rotina. Podemos classificar como alta a quantidade de vitamina D acima de 4000 UI e chamamos de megadose quando ela passa de 100 000 UI.
“Algumas doenças impedem o metabolismo da vitamina D. A doença celíaca e a insuficiência renal crônica (IRC) são as mais conhecidas. Os estudos sobre a vitamina D não param de crescer, pois sua deficiência cresce exponencialmente na população mundial”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.
“Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.
Vitamina D-25 Hidroxi - R$38,00 - Labi Exames.
Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.
Estudos recentes comprovaram que o colecalciferol é mais potente do que o ergocalciferol, pois, resulta em uma maior quantidade de vitamina D ativa.
A vitamina D3 é a melhor fonte de vitamina D, pois é produzida no organismo a partir dos raios ultravioleta. Nos humanos, seu precursor se encontra na forma inativa na pele e tem a sua produção ativada quando o corpo está exposto diretamente ao sol.
O suco de laranja é uma ótima fonte de vitamina D, além de fornecer uma quantidade importante de cálcio e vitamina C.
0,175mg excipientes q.s.p. ................................. 1 cápsula mole (triglicerídeos de cadeia média, dextroalfatocoferol, gelatina, sorbitol, glicerol, manitol, sorbitana anidra, corante amarelo de quinolina, vermelho allura 129, dióxido de titânio e água purificada). Vitamina D Cimed® 50.000U.I.
A deficiência de vitamina D é mais comumente causada pela falta de exposição solar. Alguns distúrbios também podem causar a deficiência. A causa mais comum é a falta de exposição solar, geralmente quando a dieta é deficiente em vitamina D, mas determinados distúrbios também podem causar a deficiência.
Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.
É fundamental solicitar orientação médica para uso de doses adequadas de vitamina D para cada situação clínica. Na impossibilidade de receber orientação, recomenda-se suplementação com doses seguras de vitamina D, como 1000 a 2000 UI ao dia ou 7000 a 14.000UI na semana.
Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.
A vitamina D é um pró-hormônio que associado ao paratormônio (PTH), atua como importante regulador do metabolismo ósseo. A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância.
Vitaminas X Hormônios
Enquanto vitaminas são nutrientes essenciais ao desenvolvimento celular, os hormônios são produzidos por glândulas ou neurônios e transportados pelo organismo através da circulação sanguínea até os órgãos que contam com seus receptores.
É normal grávida ter sensibilidade nos dentes?
Como reduzir Tamanho das imagens Word?
O que fazer para abaixar o volume do cabelo infantil?
Como os animais obtêm o gás nitrogênio e oxigênio?
Como desinflamar os cornetos nasais?
Como reduzir o volume do cabelo cacheado de criança?
Como vender produtos por assinatura?
O que fazer para diminuir custos na empresa?
O que é ensino de técnicas para orientação e mobilidade?
Como os Poriferos obtêm alimento?
O que fazer para diminuir o volume do cabelo crespo de criança?
Como eram tratados os cegos no Velho Testamento?
Como diminuir o uso do disco w10?
Como organizar lavanderia sem gastar muito?
Como reduzir o tamanho de uma apresentação em PowerPoint?
Em que medida os capitais especulativos prejudicam a economia?
Como o sistema BIM difere dos programas padrão para desenhos de projetos em 3D?