A forma correta de escrita da palavra é plateia, sem acentuação gráfica. A palavra platéia, com acento agudo, está errada desde 2009, com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.
Como se escreve: plateia ou platéia? Segundo a nova regra pós-reforma ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico não são mais acentuadas. Então, se você escolheu “plateia“, acertou!
A forma correta é “ideia“! A grafia “idéia” (com acento) era a forma correta e obrigatória até o dia 31 de dezembro de 2008. Isso ocorria porque até então acentuávamos as palavras com ditongos abertos tônicos “éi”, “ói” e “éu”, como “jibóia”, “assembléia”, “heróico”, “bóia” etc.
REFORMA ORTOGRÁFICA: Estreia, plateia e paranoico perderam os acentos. A nova ortografia da língua portuguesa altera a acentuação dos ditongos abertos das paroxítonas: do "ei" e do "ói" que aparecem na penúltima sílaba das palavras.
Segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento circunflexo nos ditongos ee nas palavras paroxítonas. Palavras com êe antes do acordo: eles dêem, eles crêem, eles lêem, eles vêem, … Palavras com ee depois do acordo: eles deem, eles creem, eles leem, eles veem,…
27 curiosidades que você vai gostar
O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.
Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.
Lembre-se disso para guardar que jiboia também não tem acento! Brincadeiras à parte, a regra de como se escreve jiboia segue a premissa de que os ditongos abertos éu, ói, éi em palavras paroxítonas perderam o acento gráfico com a nova ortografia.
Observação 1a.: Os ditongos fechados são ei, eu, oi, ou. Eles não são acentuados: rei, meu, boi, sou. Mas réis, réu, herói são acentuados (porque são abertos, quer dizer, têm pronúncia de timbre aberto).
A forma correta de escrita da palavra é tranquilo. A palavra tranqüilo está errada porque está em desuso, tendo sido modificada pelo mais recente acordo ortográfico. ... Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o trema foi abolido de todas as palavras portuguesas e aportuguesadas.
Com o Acordo Ortográfico, a palavra «boia» escreve-se com ou sem acento agudo no «o»? A forma correta é boia, sem acento agudo no o. Com o Acordo Ortográfico, o ditongo tónico oi das palavras graves deixa de ser acentuado.
Por exemplo, na palavra ideia - acredito que a separação silábica seja i-de-ia, e neste caso, o ditongo seria na semivogal i + vogal a, e não nas vogais ei. (Visto que ditongo é o encontro vocálico na mesma sílaba).
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
A forma correta é coautor.
Nas palavras formadas com co-, este prefixo aglutina-se ao elemento seguinte, exceto se iniciado por h.
Relativamente a heroico, deixa de ser acentuada, uma vez que é uma palavra grave ou paroxítona. Todas as palavras paroxítonas ou graves com o ditongo "oi" na sílaba tónica perdem o acento gráfico. ... Estas palavras seguem o exemplo de comboio, boina, dezoito, que já não eram acentuadas.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Veja abaixo outras palavras terminadas em eem e oo(s) que perderam o acento:abençôo → abençoo.crêem (verbo crer) → creem.dôo (verbo doar) → doo.enjôo → enjoo.perdôo (verbo perdoar) → perdoo.vêem (verbo ver) → veem.
Palavras que se escrevem sem acento (mas que todo mundo escreve com)Item (e não ítem) Leia o quinto item do regulamento. ... Gratuito (e não gratuíto) Estou procurando um curso gratuito. ... Proibido (e não proíbido) ... Rubrica (e não rúbrica) ... Recorde (e não récorde) ... Pudico (e não púdico) ... Menu (e não menú) ... Ali (e não alí)
A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente.
A forma correta é jiboia, sem acento agudo no o.
O ditongo tónico oi das palavras graves deixa de ser acentuado.
Isso porque o “i” é semivogal, logo a vogal tônica “u” se encontra após ditongo decrescente. ... É mais simples do que parece: se a palavra for paroxítona e o hiato vier depois de ditongo decrescente, NÃO há acento (feiura, baiuca, feiume); se o hiato vier depois de ditongo crescente, há acento (Guaíra).
“Assembleia“, “ideia”, “colmeia”, entre outras deixaram de ser acentuadas, uma vez que o novo acordo eliminou o acento das paroxítonas com ditongo aberto. Segundo essa nova regra, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico ÉI ou ÓI não são mais acentuadas.
ª pessoa do plural: eles mantêm; elas mantêm; vocês mantêm.
Substância essencial à fabricação de um produto (ex.: a lã é matéria-prima na indústria têxtil). Plural: matérias-primas.
As palavras em questão tem coisas uma coisa em comum: as formas conjugadas do verbo ter no presente do indicativo. Entretanto, estão conjugadas em diferentes pessoas. Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.
São funções do container servlet?
Como se chama textos como esse em cima?
Qual a origem da brincadeira peteca de palha de bananeira?
Para que serve o medicamento Riodeine?
Qual o nome do profissional que compra e vende roupas?
Como fazer plastificação de documentos?
Como se chama uma pessoa que não bebe?
Quem trabalha em cooperativa de crédito e o quê?
Para que serve a pomada Psorex?