A energia elétrica consumida pelo Metrô é o principal recurso para a operação do sistema, sendo a tração elétrica dos trens responsável por aproximadamente 77% da energia consumida.
De forma geral, porém, o metrô de São Paulo é limpo e tem uma boa infraestrutura. Os trens não demoram para passar, apesar de poderem ocorrer atrasos com frequência (seja porque um vagão não conseguiu fechar a porta por excesso de lotação ou por conta de “objetos” na via).
Nas cidades onde o metrô funciona por eletricidade, o segredo do movimento é o chamado terceiro trilho: por ele passam os 750 volts de tensão que energizam os trens. Por meio de uma peça de metal, os vagões recebem a energia que faz girar os motores.
Cada vagão do metrô tem dois motores (com 170 hp de potência cada um) que funcionam com a energia elétrica enviada pelo terceiro trilho. Os motores impulsionam as oito rodas do vagão e podem fazer a composição chegar a 100 km/h.
Cada trem do metrô de São Paulo possui um maquinista. Porém, ele está lá mais para verificar se tudo está correndo direito do que para operar o trem. Quando o automatismo ideal não funciona, aí, sim, ele pode comandar a operação, usando uma alavanca que alterna os modos automático, semi-automático e manual
O que é certo terraplanagem ou terraplenagem?
O que se encontra no centro da Terra?
Como se caracteriza a reincidência?
Como alterar o CNPJ de uma empresa?
Quais as figuras existentes no endosso?
Quanto tempo depois de comer a gente engorda?
O que significa quando o alecrim morre?
Qual a importância dos conselhos regionais e federais para o fisioterapeuta?
Em que século Neil Armstrong pisou na Lua?
Quanto a Petrobras ganha por litro de gasolina?
Como abrir várias abas no Android?