Qual a finalidade do recurso de agravo em recurso especial?

Pergunta de Alice Costa em 22-09-2022
(20 votos)


Qual a finalidade do recurso de agravo em recurso especial?

O agravo em recurso especial tem, assim, como única finalidade, possibilitar que o apelo obstado seja apreciado pela instância superior.

O que é agravo em recurso especial?

O Recurso Extraordinário e o Recurso Especial são destinados a tratar de inconsistências da decisão judicial com o ordenamento jurídico, por isso, não discutem fatos. ... O Agravo em RE e RESP (CPC/2015, art. 1.042) é interposto nos autos do mesmo processo, diferentemente do agravo de instrumento (CPC/2015, art. 1.015).

Quando é cabível agravo em recurso especial?

O Agravo em Recurso Especial ou Extraordinário, previsto no rol dos recursos do artigo 994 do Código de Processo Civil, é cabível da decisão do Presidente ou Vice-Presidente do Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional que inadmite, em juízo prévio de admissibilidade, recurso especial ou extraordinário.



Qual recurso cabível contra decisão de agravo em recurso especial?

1.030 afirma que o recurso cabível contra a decisão será o agravo interno. A segunda hipótese já é antiga conhecida e autoriza, na forma do art. ... O agravo interno, contra a parte da decisão que inadmite pelo inciso I e agravo em recurso especial, contra a inadmissão pelo inciso V.

Quanto tempo leva para julgar um agravo em recurso especial no STJ?

Estima-se que o tempo médio entre o provimento de um Agravo de Instrumento, e o recebimento dos autos principais para julgamento do respectivo Recurso Especial e/ou Recurso Extraordinário, é superior a 1 (um) ano.

O que acontece quando o recurso especial não é admitido?

Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo de instrumento, no prazo de dez dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso.



Qual a finalidade do recurso especial?

Recurso Especial é o meio utilizado para contestar, perante o Superior Tribunal de Justiça, uma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal, desde que a decisão recorrida contrarie um tratado ou lei federal, ou ainda lhes negando vigência; julgue válido um ato de governo local contestado ...

Tem custas no agravo em recurso especial?

1.030 do Novo CPC. (8) Não obstante, a petição independe do pagamento de custas e despesas postais. Ou seja, o agravo de decisão que inadmite recurso extraordinário ou especial dispensa preparo.

Quando cabe aresp?

Com efeito, o artigo 105, III, “a” da Constituição Federal dispõe que o recurso especial é cabível quando a decisão recorrida “contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência”. Vale dizer: cabe recurso especial quando a decisão violar direito federal.



Quem julga Agravo Interno em recurso especial?

O segundo – agravo interno – será cabível quando o recurso especial for inadmitido por haver tese firmada em recurso especial repetitivo. Nesse caso, o recurso, previsto no art. 1.021, será conhecido pelo próprio tribunal a quo.

Como é cabível o agravo em recurso extraordinário?

Afinal, como dito acima, o Novo CPC agora prevê expressamente que não é cabível o Agravo em Recurso Extraordinário e/ou Especial para a decisão que inadmitir o recurso fundado em repetitivo ou repercussão geral. É por isso que o CPC/15 obriga os advogados a serem ainda mais atentos e eficientes.

Qual o prazo para apresentar o recurso especial?

Assim, publicada a decisão que apresente lesão à lei federal ou, ainda, negue seguimento ao Recurso Especial, a parte terá o prazo de 15 dias para apresentar o recurso cabível. O Novo CPC trouxe, no § 1º do art. 1.029, uma mudança significativa no recurso especial.

Qual o prazo de julgamento do Recurso Especial?

O Recurso Especial, cabível em face de decisão de tribunal superior que apresenta lesão à lei federal, com seu objeto devidamente prequestionado e prazo de 15 (quinze) dias para interposição, será processado e julgado pelo STJ, considerado pela Constituição Federal como “guardião da legislação federal”.

Quem pode inadmitir recurso especial ou extraordinário?

No mesmo sentido, explica Fredie Didier: O recurso especial ou extraordinário pode ser inadmitido pelo presidente ou vice-presidente do tribunal de origem em razão da aplicação de precedente de recurso especial repetitivo ou de repercussão geral.



Outras questões

Quem é baixa renda pode ter a luz cortada?

Quais são as principais características dos primeiros seres vivos?

Quais são os princípios fundamentais do direito?

O que acontece se eu comer gelatina vencida?

Qual foi o primeiro metro do Brasil?

Como clarear anel que ficou preto?

Como é o beijo italiano?

Quais são as estruturas que fazem parte do sistema nervoso central?

O verdadeiro lider é aquele que?

Como minimizar a tela de jogo do lol?

Estou com 24 semanas estou com quantos meses?

Quanto de RAM precisa para jogar fortnite no celular?

Como por em portugues the sims 3?

Como inserir nota de rodapé no word 2010?

O que é um rh?

Como ver amigos próximos no Instagram?

Quais são equações do 1 grau?

Qual é o QI de Leonardo da Vinci?

Como é a metamorfose da Joaninha?

Quais são as verbas rescisórias em caso de pedido demissão?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com