Uma barragem hidrelétrica tem por finalidade represar e armazenar água, matéria-prima para a produção de energia hidrelétrica. Também é função da barragem obter o desnível necessário para girar as turbinas das unidades geradoras.
As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).
A Represa de Guarapiranga é um reservatório para o abastecimento de água potável situado na divisa entre os municípios de São Paulo (Zona Sul), Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, no estado de São Paulo, no Brasil, oferecendo e abastecendo água para mais de 4 milhões de pessoas no Estado.
As Maiores Barragens do Brasil
Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. Em , foi criada a entidade Itaipu Binacional, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro de 1975.
As represas Jaguari, Jacareí, Cachoeira e Atibainha estão localizadas na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), enquanto que as represas Paiva Castro e Águas Claras localizam-se na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
As represas são operadas conforme normas aprovadas pela Agência Nacional de Águas, órgão federal, e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica, do Estado. São regras que determinam, por exemplo, que, quando o nível de uma represa atinge determinados valores, a água acumulada deve ser liberada.
Ao contrário, a água represada nos reservatórios tem ajudado a minimizar os efeitos das chuvas em muitas cidades, evitando inundações mais severas nas regiões ribeirinhas. Isto porque o volume de água recebido pela represa é bastante superior ao volume vazado, ajudando a reter a água.
O controle do nível da água é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o “ladrão” das caixas d´água, deixando escapar o excesso. Essas estruturas permitem o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo; eles impedem que a água passe por cima da barragem.
As represas são construídas para evitar que os rios inundem as margens e para armazenar água. Em época de chuva, o nível das águas de um rio pode subir muito e, se não houver uma barragem para manter essa água excedente represada, ela vai embora, seguindo o curso do rio, sem ter sido usada.
Qual a teoria da tectónica de placas?
Quais são as habilidades do coordenador pedagógico?
O que é preciso para nomear um procurador?
Como se deu o início das primeiras cidades?
Quantos dias para fazer a costa da Califórnia?
Qual é o objetivo de um planejamento?
Como a impermeabilização pode ser classificada?
O que é a Ciência Normal é o paradigma para Thomas Kuhn?
O que fazer para deixar a pele uniforme?
Quais os principais parâmetros de uma piscina?
O que é endomorfo ectomorfo e Mesomorfo?
Qual a posição do bisel da agulha para aplicar injeção subcutânea?
Qual a importância da monitorização hemodinâmica?
Como se escreve masculino e feminino?
Quem faz faculdade de Farmácia pode trabalhar onde?