Após a hidrólise dos triacilgliceróis, os ácidos graxos resultantes entram no glioxissomo, onde são ativados pela conversão em graxo-acil-CoA pela enzima sintase do graxo-acil-CoA.
Na primeira etapa – b-oxidação –, os ácidos graxos sofrem remoção oxidativa de sucessivas unidades de dois carbonos na forma de acetil-CoA, começando pela extremidade carboxílica da cadeia acil-graxo. ... A energia liberada pela oxidação dos ácidos graxos é, portanto, conservada como ATP.
A acil-CoA presente na matriz mitocondrial é oxidada por uma via denominada b-oxidação no ciclo de Lynen. Esta via consta de uma série cíclica de quatro reações, ao final das quais a acil-CoA é encurtada de dois carbonos, que são liberados sob a forma de acetil-CoA.
acil-CoA sintase
Os ácidos graxos de cadeia longa (14 ou mais carbonos) precisam ser transportados. A primeira etapa é a ativação do ácido graxo pela enzima acil-CoA sintase, com gasto de 1 ATP. Esta enzima está associada à membrana externa da mitocôndria.
Na membrana externa da mitocôndria, se encontra a enzima carnitina aciltransferase I (CAT I), que irá conjugar a carnitina á Acil-CoA, formando acil-carnitina e liberando CoA.
Quais eram as fontes de energia utilizadas na primeira e na Segunda Revolução Industrial?
Quais as principais características de um currículo escolar?
Como os japoneses tratam o lixo?
É verdade que não pode comer banana à noite?
Como recorrer a multa de Trânsito Manaus?
Qual é a importância das emoções?
Como deve ser uma arcada dentária perfeita?
É verdade que alface desacelera o metabolismo?
Como manter um pé de rosa sempre florido?
Quanto tempo esperar para verificar o óleo do motor?
Como declarar dólares em espécie?
O que cola espuma no plástico?
Quais as frutas que podem ser cozida?