Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.
Como calcular a distância entre as luminárias
É só dividir o comprimento total da bancada ou mesa sobre a qual as pendentes ficarão alinhadas. Se o comprimento for de 2,10m, por exemplo, e existirem 3 luminárias, a distância ideal é de 70cm.
O ideal é que o pendente esteja entre 30 a 50cm de distância do móvel, assim a iluminação ficará ideal, além de não interferir no manuseio dos objetos.
O ideal é que sua luminária esteja posicionada lateralmente e um pouco atrás de você (evitando o ofuscamento). Procure escolher bem a potência da lâmpada que você vai utilizar, evitando muita ou pouca intensidade. Se for possível, escolha uma luminária com dimmer (regulador de intensidade da luz).
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
35 curiosidades que você vai gostar
Quanto maior a metragem, mais luz será necessária.
Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento).
A altura de instalação dele em relação à mesa deve variar de 70 a 90 centímetros, para que a luz não ofusque o rosto e que o lustre não obstrua a visão.
Quantos pendentes colocar na bancada
As bancadas de cozinha mais comuns tem em média 1,20 m de comprimento e nesse caso é possível colocar entre duas e até quatro luminárias pendente para bancada, tudo dependerá do tamanho escolhido para o pendente.
Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.
Afinal, o pendente deve ajudar a compor a decoração e não roubar toda a atenção. A base dele deve estar sempre a uma distância entre 70 e 90 centímetros do tampo do móvel. Não se esqueça, também, de centralizar a luminária em relação à mesa. Se for utilizar mais de uma peça, é importante seguir a mesma regra.
Deixe um espaço livre nas pontas da bancada e distribua os pendentes de maneira uniforme ao centro dela. A altura ideal em ambos os casos deve ser entre 76 cm e 90 cm da bancada até o pendente para não atrapalhar o trabalho ou ofuscar a visão.
O tamanho adequado do pendente para a mesa de jantar
Pendente para sala de jantar redondo: ele deve ter entre a metade e três quartos da largura da mesa; Pendente para mesa de jantar retangular: nesse caso, ele deve ter até metade da largura da mesa e entre um terço e dois terços do comprimento da mesa.
“A altura ideal do lustre ou luminária é de 0,70 a um metro acima da mesa. É muito importante que ela não seja um empecilho visual, para que as pessoas que estiverem sentadas sejam vistas confortavelmente”, diz Ellen.
Um dos locais mais indicados para a luminária pendente é a sala de estar ou jantar. Na sala de estar, ela pode decorar algum móvel, como a mesa de centro. Já na sala de jantar, ela ilumina bem a mesa, valorizando, até mesmo, o centro de mesa escolhido para a decoração.
A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.
TECNOLOGIA DEFINE O GASTO
Neste mesmo período, a eletrônica de 15W gasta R$ 5,06 e o LED de 10W consome R$ 3,38. Esta economia é potencializada se for levada em consideração a durabilidade do produto.
Hoje em dia, temos LEDs que atingem a marca de 120 lumens de fluxo luminoso, e com potência de 1,0 – 3,0 e 5,0 watts, disponíveis em várias cores, responsáveis pelo aumento considerável na substituição de alguns tipos de lâmpadas em várias aplicações de iluminação.
Proporção. A escolha do lustre ou do pendente deve levar em consideração todo o entorno do ambiente: espaços maiores, como casas com pé-direito duplo, podem abrigar grandes lustres que chamem atenção. “Em salas com menos espaço, os pendentes são sempre a decisão mais acertada”, sugere a arquiteta.
A altura das luminárias pendentes para quartos podem variar, mas, em geral, o pendente deve ser instalado de 60 cm a 90 cm acima da mesa lateral ou criado-mudo. As lâmpadas não devem ser muito fortes, para isso a própria cúpula pode servir para deixar a iluminação mais difusa, que é o ideal para não ofuscar a visão.
Passo a passoDeslocamento com cabo aparente. Teste e marque o deslocamento. ... Fure o teto. Fure o teto no ponto marcado. ... Conecte o pendente. Faça a ligação elétrica do pendente, usando o conector ou a fita isolante. ... Finalize. ... Deslocamento com eletrofita. ... Faça as ligações elétricas. ... Faça o acabamento. ... Finalize.
Quantas medalhas foram distribuídas nas Olimpíadas de Tóquio?
Qual hormônio que aumenta a pressão arterial?
O que é consumo ativo TUSD Coelba?
Qual a diferença entre luminescência é fluorescência?
O que é preciso para ser um agente secreto?
O que a CLT diz sobre pagamento de salário?
Como acabar com a falta de ar causada pela ansiedade?
Qual a forma correta de tomar vitamina C?
Como usar fertilizante líquido nas plantas?
Qual o formato ideal para WhatsApp?
O que significa elemento fogo no signo?
O que é uma isomeria de função?
O que é divulgação científica ciência e Ensino?
Quais são os estágios da estratégia organizacional?
O que fazer com dedo inchado e roxo?
Como cancelar o seguro do cartão de crédito Santander?
Qual é o melhor marcador laboratorial para avaliar a função renal?