Sistema de plantio Em pequenas áreas, pode ser usada a adubação de plantio em sistema de covas, com as dimensões de 30 x 30 x 30 cm (comprimento x largura x profundidade); no caso de grandes áreas, a adubação é feita nos sulcos de plantio.
O importante é que as covas tenham de 30 a 40 centímetros de diâmetro e de profundidade para garantir a expansão radicular, com solo retirado, adubado e recolocado. Esse adubo pode ser de compostos orgânicos, como húmus de minhoca. O espaçamento entre as covas pode ficar entre 2 a 3 metros.
O espaçamento no plantio pode variar: 3 x 1 metro, 3 x 2 metros ou ainda 3 x 3 metros. Use o que for mais conveniente. No entanto, de acordo com pesquisa da Embrapa, o espaçamento maior é melhor porque aumenta a ventilação da plantação, diminui o ataque de pragas e doenças e facilita o trabalho das abelhas.
No Brasil, os espaçamentos mais utilizados nos plantios de melancia irrigados por aspersão são de 2 m x 2 m para as cultivares de frutos cilíndricos e de 2 m x 1,5 m para as cultivares com frutos globulares e utilizando-se duas plantas/cova.
Além de NPK deve-se utilizar fertilizantes que contenham cálcio, enxofre, zinco, boro entre outros nutrientes, como por exemplo, FTE BR12 (cerca de 10 a 20 g/planta), bem como esterco de curral curtido (4 a 8 litros por cova) com uma ou duas plantas, respectivamente.
36 curiosidades que você vai gostar
A época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é que apresenta temperaturas variando de 18° a 25°C. Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação.
A melancia fica pronta para a colheita de 80 a 110 dias depois do plantio. Quando ela está madura, a parte em contato com o chão fica amarelada. Além disso, se for batida com o dedo ou com a mão fechada, ela produzirá um som oco. Ao colher a melancia, deixe o talo na fruta para evitar a podridão depois da colheita.
A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. No Nordeste brasileiro, esse período corresponde a 65-75 dias após o plantio.
Em profundidade (Figura 4), a maior área de raiz foi encontrada até 10 cm, independentemente do manejo do solo, ou seja, aos 30 d, o sistema radicular da cultura da melancia distribui-se em um raio de 10 cm do colo da planta (10 cm à direita, 10 cm à esquerda e 10 cm em profundidade).
PLANTIO Prefere solos de textura média, arenosos, profundos, bem drenados e com boa disponibilidade de nutrientes. Evite terrenos pesados e sujeitos a encharcamentos. A melancia se dá bem em solos de acidez média, com pH de 5,5 a 7 e saturação por bases de 70%.
forma, para o desempenho produtivo dessa cucurbitácea, o arranjo de irrigação da mangueira com um gotejador (ao pé das plantas) foi o menos eficiente, com fornecimento de 2,3 L por cova (uma rega diária) e 4,6 L por cova (duas regas diárias).
Em termos de adubo por cova, isso representa as seguintes quantidades: sulfato de amônio: 300 g; superfosfato triplo: 160 g; cloreto de potássio: 120 g. Em solos mais arenosos e pobres em matéria orgânica, devem ser utilizadas maiores quantidades de nitrogênio e potássio.
Irrigação na cultura de melancia
Após a plantação da semente, a irrigação da melancia deve ser feita diariamente com pouca água até a germinação da planta. Da germinação até a frutificação, faça a irrigação da cultura de melancia com uma maior quantidade de água menos vezes por dia.
Seu ciclo de vida varia de 80 a 110 dias. A profundidade das raízes é influenciada pelo tipo de solo podendo atingir ate 1,20 m de comprimento. As flores das melancieiras abrem logo após o aparecimento do sol e o desabrochar das flores masculinas e femininas ocorrem no mesmo dia.
A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 e 45 dias após a fecundação das flores femininas. A variação do período depende da cultivar e das condições climáticas da região onde está instalada a fruteira. No Nordeste, esse prazo corresponde de 65 a 75 dias após o plantio.
A fruta madura e fechada conserva-se por cerca de 1 semana.
Por que isso acontece? Alguns fatores causam rachadura em melancias, como o excesso de umidade do solo, principalmente na fase de maturação e sob temperaturas acima de 35 ºC. Algumas variedades são mais suscetíveis que outras.
Tem sido relacionada ao excesso de umidade disponível à planta, principalmente na fase de maturação e a temperaturas do ar elevadas — acima de 35o C —, especialmente quando ocorrem variações bruscas de umidade do solo em curto espaço de tempo.
A adubação orgânica com esterco caprino e bovino influencia positivamente o comprimento e o diâmetro do ramo principal da melancia. O esterco caprino pode substituir o esterco bovino na adubação orgânica da melancia Crimson Sweet.
A adubação orgânica com húmus, esterco bovino, esterco caprino e biofertilizante influenciam positivamente os componentes de produção de melancia. O esterco caprino pode substituir o esterco bovino e o húmus na adubação orgânica da melancia.
Nesta região, o volume de irrigação é alto também para outras frutas produzidas fora da estação, como a goiaba (400 litros/kg para a irrigação), o mamão (360 litros/kg) e a melancia (140 litros/kg). Segundo o especialista, quando uma fruta é produzida em sua estação, a irrigação geralmente não é necessária.
Qual a importância de aplicar o Just in Time?
Como montar um açougue só de frango?
Como fazer emenda de um cano de ferro com um de PVC?
Como faço para revender fraldas?
Quando há várias cargas elétricas Puntiformes como se calcula o campo resultante?
Como aumentar o nível da bancada Valheim?
Como montar uma asset management?
Quando usar ao invés de e em vez de?
Como escrever artigos mais rápido?
Como calcular taxa de ocupação de eletroduto?
Como fixar um caixote no outro?
Como funciona o seguro fatura protegida do Carrefour?
Como usar o medidor de glicose On Call Plus?
Quando posso fazer o roque no xadrez?
Qual a importância da internet no seu dia a dia?