Na mucosa glandular ocorre a secreção de produtos como enzimas, hormônios e ácidos que ajudam na digestão química, enquanto que a aglandular, geralmente associa-se a processos fermentativos e digestão microbiana (FRANDSON et al., 2011).
Corresponde ao estômago verdadeiro ou glandular dos bovinos. Possui uma mucosa mais úmida do que os outros pré-estômagos, com pregas longas e altas. Localiza-se ventralmente ao omaso, do lado direito do rúmen.
Na série animal, podemos distinguir animais monogástricos e poligástricos. Os monogástricos podem ser herbívoros, onívoros e carnívoros, enquanto que os poligástricos normalmente se alimentam de vegetais com cobertura de celulose, e são denominados herbívoros.
Os ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos, por isso também denominados de poligástricos, que ao contrário dos monogástricos que possuem um só compartimento gástrico, o estômago, os ruminantes possuem quatro, o rúmen, retículo, omaso e abomaso.
A função do abomaso consiste em posterior digestão do substrato degradado parcialmente pelo rúmen, retículo e omaso. O abomaso é um produtor de ácido clorídrico e pepsinogênio e tem o pH fisiológico de 3.
21 curiosidades que você vai gostar
Durante a fase lactante, o abomaso é o compartimento com maior volume no estômago do ruminante, sendo que, o rúmen não está desenvolvido e não é funcional, o esôfago se liga diretamente ao abomaso através da goteira esofágica (ITAVO et al., 2007).
Os três primeiros compartimentos são chamados de pré-estômago, pois neles não ocorre digestão química, apenas mecânica, já o abomaso é conhecido como estômago verdadeiro, pois é o único compartimento que possui enzimas utilizadas no processo de digestão química.
Os animais ruminantes são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago. Esses animais apresentam também um estômago dividido em quatro compartimentos. São exemplos de ruminantes, o boi, o carneiro, o veado, o camelo e a cabra.
O Sistema digestivo dos monogástricos (não ruminantes) possui um compartimento simples para a digestão gástrica, isto é, um estômago simples. Ex: porco, cavalo, cão, gato e galinha. A maioria dos monogástricos utiliza alimentos fibrosos de modo pouco eficiente, com exceção do cavalo e do coelho.
Como funciona o sistema de cotas em concursos públicos?
O que pode ser quando o gato não consegue urinar?
Como funciona o sistema de DVR?
Como saber o tamanho do nariz?
Como mudar a cor do Paint Tool SAI?
Quais os sintomas que seu grau aumentou?
Como saber se meu gato está bravo comigo?
Como desconfiar que meu marido me trai?
Tem como parcelar a conta da Energisa?
Como funcionam os reatores de lâmpadas?
Como regular temperatura do chuveiro?
Como funciona o reembolso da decolar?
Como inverter a cor do Windows 7?
Quais os efeitos colaterais do regu Fine?
Como funciona um registro de água?
Que horas pode passar no sinal vermelho?