Diferença fundamental Enquanto o turbo utiliza gases do escapamento para impulsionar o motor, o supercharger utiliza o ar do ambiente para executar a mesma função.
A diferença entre o motor turbo e o motor supercharger é que o supercharger tem ventilação natural e uma hélice que simula a turbina e não uma verdadeira turbina, enquanto o motor turbo utiliza o ar do escape para recolocá-lo no motor e uma turbina, mas basicamente ambos têm o mesmo funcionamento.
O turbo serve para oferecer mais potência sem ter que aumentar o tamanho do motor. Como o rendimento está diretamente relacionado com a massa de ar que o motor consegue aspirar por ciclo de admissão, o turbo tem a missão de comprimir o ar antes de ele ser admitido.
Consumo do motor turbo é maior
Entenda: a maior eficiência do motor turbinado se dá em razão do aproveitamento de uma energia antes jogada fora – no motor aspirado – pelo escapamento.
Basicamente, o Twin (“Gêmeo”, em inglês) possui duas turbinas idênticas em forma e função, enquanto no Biturbo, as duas turbinas não são idênticas. Ou seja, Todo Twin Turbo é Biturbo, mas o Biturbo não é Twin. As duas turbinas ajudam no ganho de grandes potências em curto espaço de tempo.
45 curiosidades que você vai gostar
Twin turbo (turbos gêmeos): a grosso modo parece a mesma coisa que um biturbo, mas é um conceito diferente. Aqui os dois turbos são idênticos e dividem o trabalho. Cada um enche metade do motor, por exemplo, num quatro cilindros, eles ficam com dois.
42, a menor de todas, uma . 50, intermediária, e a grandona, famosa . 70. Segundo Fábio Alarcon, da DNT, “as configurações dos turbos podem mudar, já que são protótipos ainda em desenvolvimento”.
Outro fator que faz com que o motor turbo precise de mais atenção e cuidado, com manutenção mais completa, é que ele trabalha numa temperatura muito maior do que o motor aspirado, justamente por causa da grande pressão – podendo ser entre 0,5 e 1,5 bar acima – sofrendo um desgaste maior.
Quais as vantagens do motor turbo?Menor nível de emissão de gases poluentes.Maior economia de combustível.Cuidados de manutenção semelhantes ao dos motores aspirados.Sem os trancos, por eliminar o turbo lag na maior parte das situações.
O motor turbo era frequentemente utilizado apenas em carros esportivos, no entanto, quando percebida sua eficiência, passou a ser usado em carros convencionais e, o melhor, seu consumo é equivalente ao de um motor 0.1 aspirado.
No caso do turbo, ele usa os gases da exaustão do motor para gerar pressão na turbina, que a faz girar, e admitir mais ar frio na admissão para o motor. O sistema usa, geralmente, resfriamento por água, no caso dos modelos de fábrica, do mesmo sistema de arrefecimento do motor.
Ele tem como função induzir ar em um motor de combustão interna, aumentando a densidade da entrada de ar nesse motor. Isso faz com que a explosão aumente e, consequentemente, a potência com que vai se desenvolver o veículo.
Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos ligados no mesmo eixo, ainda que isolados em cada compartimento.
Na prática, quanto ao desempenho, o motor supercharger é semelhante ao motor turbo. Ele comprime o ar para o interior da câmara de combustão, o que aumenta a quantidade de oxigênio e, dessa forma, a combustão é mais intensa, tendo por consequência uma maior potência.
O turbo ou supercharger comprime o ar colocando mais pressão para dentro no motor. Com essa densidade maior, ele consegue, consequentemente, ganhar potência. ... O supercharger faz a mesma coisa, entretanto, a grande diferença é que ele não utiliza nada do sistema de escape para funcionar.
O termo “supercharger” indentifica os Fiesta 1.0 que dispõem do compressor volumétrico no motor. O compressor volumétrico não é um turbo, mas tem uma finalidade similar. Em relação ao turbo, o compressor apresenta um rendimento menor em termos de potência, porém dá ao motor uma maior suavidade de funcionamento.
Agora, com os motores turbos 1.0, isso foi minimizado a ponto de praticamente não ter diferença na retomada durante uma subida ou ultrapassagem. Os ruídos gerados nos motores turbo atuais são bem menores. Para quem vive em grandes cidades isso pode ser um alívio e até um atrativo na hora da compra de um veículo.
A desvantagem do turbocompressor é a histerese, ou seja, a inércia do impulsor reage lentamente à mudança repentina do acelerador, o que faz com que o atraso do motor aumente ou diminua a potência de saída. Isso é um instante para um carro que subitamente acelera ou sobe.
Turbo – Este sistema de sobrecarga tem uma vida útil de aproximadamente 250.000 km.
As principais causas de danos no turbo são o acúmulo de sujeira no filtro de ar e a falta de lubrificação (ou até mesmo lubrificante contaminado). Além disso, os sinais podem indicar outros problemas, como mangueira ressecada, respiro do motor entupido e pressão inadequada da bomba de óleo.
Qual Gasolina Usar no Motor Turbo? Na hora de abastecer, o dono de um carro com motor turbo deve escolher a gasolina aditivada. Essa é a recomendação de especialistas.
Tendo o motor, a pressão, a RPM máxima, podemos ir nos mapas de eficiência do compressor e determinar qual o rotor ideal, se é um Trim 40 ou 45, etc. O mapa não mente, é a melhor forma de definir a Turbina.
Tem como tirar o holerite pela internet?
Quem foi a pessoa que mais viveu segundo a Bíblia?
Como dizer não de forma assertiva?
O que significa dois olhinhos?
O que é o tratamento térmico de recozimento?
Como saber se tenho FGTS inativo?
É possível domesticar um animal selvagem?
Qual o melhor índice para corrigir valor de imóvel?
O que significa possuidor no documento do veículo?
O que é dispneia e como proceder?
Como registrar uma área na ANM?
Qual a palavra mais difícil de se pronunciar em português?
Por que o repolho roxo altera de cor ao entrar em contato com ácido e base?
O que significa coordenação motora fina Cite alguns exemplos?