O psicólogo é a figura correta para tratar de questões psicológicas, pois ele irá focar no crescimento a longo prazo do paciente. Os amigos procuram soluções mais imediatas e raramente possuem conhecimento no assunto apresentado à eles.
Diferente de um amigo, o papel do psicólogo é estar com a pessoa e auxiliá-la a refletir sobre suas questões individuais, sem que o lado pessoal do profissional entre em contato com este momento que é da pessoa.
Existem momentos na vida em que desabafar não é o suficiente para resolver algumas questões( ou problemas?) de ordem emocional. ... Quem busca a PSICOTERAPIA, desabafa ou relata os problemas que passa na vida, buscando por MUDANÇAS, ou seja, alternativas para mudar esse cenário da vida que está causando mal-estar.
O relacionamento entre o psicólogo e o paciente e terapêutico é não amizade. Relações comerciais, amizades, ou de qualquer outro cunho, interferem diretamente no efeito terapêutico das consultas e podem indicar tanto déficit do paciente quanto do terapeuta.
Se você decidiu ir ao psicólogo por si só, então obviamente você quer falar ou resolver uma questão ou problema. Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.
27 curiosidades que você vai gostar
6 maneiras de se abrir e falar na terapiaRedefina suas expectativas. Algumas pessoas acreditam que você precisa iniciar sua sessão semanal de terapia com um “tópico” para discutir. ... Prepare-se para cada sessão. ... Trate seu Psicólogo como o confidente mais próximo com quem você pode compartilhar qualquer coisa.
"Qualquer fala sobre si mesmo que não tenha um propósito terapêutico é uma fala em demasia", diz Banaco. Segundo ele, se o paciente tem o terapeuta como modelo e segue seus conselhos cegamente ou o imita, expor a vida pessoal é ainda mais danoso.
A relação psicólogo-paciente deve estar sob a luz da empatia, confiança, respeito e profissionalismo, e não é aconselhável que seja estendida para além do setting terapêutico.
2º alínea J, ao psicólogo é vedado: Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado .
Como perder uma partida de xadrez?
O que o corpo precisa por dia?
Como colocar número em equações no LaTeX?
Como um nutricionista pode empreender?
Como interpretar um sonho Jung?
Qual a cor do corretivo para cobrir melasma?
O que posso usar para nutrir o cabelo?
Como colocar muitos números no Excel?
Como funciona cartão de crédito BMG?
Como funciona a marca do Kindred?
Como organizar os documentos para distribuir uma petição inicial?
Para que serve o reverso do DNS?