Enquanto a hidratação irá repor a água e algumas vitaminas, a nutrição irá repor alguns nutrientes que vão deixar as madeixas mais revitalizadas. Esse combo é o ideal para manter os cabelos super macios, brilhantes, soltos e sem pontas duplas.
A nutrição é feita com o objetivo de repor vitaminas e minerais que estejam faltando nos fios, sendo recomendada que seja feita antes de realizar a hidratação para garantir os seus resultados.
Hidratação: repõe água, deixa os fios mais maleáveis e hidratados, pode ser feita até 3x na semana, não sobrecarrega os fios. Nutrição: repõe nutrientes e lipídios, adiciona brilho e vitalidade, acaba com pontas duplas e ressecadas, pode ser feita até 2x na semana e, em excesso, deixa o cabelo pesado.
A ordem, via de regra, é nutrição, hidratação e reconstrução. Quem só tem os fios ressecados pode fazer apenas a hidratação seguidamente.
Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação (porosidade baixa); Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média); Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta).
16 curiosidades que você vai gostar
Já a nutrição é a etapa de tratamento que seu cabelo precisa quando está muito opaco, sem vida, caindo muito e cheio de frizz. A nutrição nada mais é que a reposição de óleos e lipídios essenciais à saúde da fibra capilar, pois compõem a estrutura do fio.
Se você está sentindo seu cabelo poroso, com frizz e desalinhado, saiba que é de nutrição que está precisando.
Quando o cabelo é natural e está em bom estado, precisa somente da hidratação a cada quinze dias. Já se os fios passaram por colorações suaves precisam de uma máscara para manter a durabilidade da cor e prevenir o desbotamento utilizando a cada quinze dias.
Mas você sabia que é possível juntar dois tratamentos em um ou mesmo fazê-los no mesmo dia? Muitas mulheres que amam tratar dos fios em casa, em algum momento podem ter essa dúvida. A gente responde: sim, é muito possível e dá super certo!
Óleos Vegetais
O óleo vegetal é a forma mais eficaz de nutrir o cabelo instantaneamente. As opções de óleos vegetais para nutrir o fio são variadas. Alguns óleos tem resultado mais pertinente com o encorpamento do cabelo, como o óleo de rícino e mesmo o azeite vegetal extra virgem.
Entenda para que servem as máscaras nutritivas
"As máscaras nutritivas servem para repor os nutrientes, a água e os lipídeos aos cabelos secos, dando mais brilho e maciez", explicou o hairstylist Wellington Freitas.
Máscara de Nutrição
“Ela entrega as camadas mais internas do fio importantes nutrientes, como componentes minerais e queratina – substâncias que compõe a massa capilar e dão força e corpulência aos fios”, disse a especialista.
Analisar a textura de um produto é mais fácil quando ele é nutritivo, já que a textura é muito mais oleosa do que qualquer outra coisa. As máscaras hidratantes não são oleosas, mas são, geralmente, viscosas, e isso acontece porque quase todas possuem glicerina ou silicones na composição.
Vamos a ela:1 – ÓLEO. Isso mesmo: primeiro de tudo é o óleo! ... 2 – SHAMPOO. Lave o cabelo assim que acordar (se fizer a umectação noturna) ou depois de ter aplicado o óleo meia hora antes do banho. ... 3 – MÁSCARA. Depois de lavar, retire o excesso de água. ... 4 – CONDICIONADOR. ... 5 – LEAVE-IN. ... 6 – ÓLEO REPARADOR DE PONTAS.
O condicionador deve ser o último passo da etapa da nutrição, uma vez que vai fechar as cutículas do cabelo e manter os elementos na fibra capilar.
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Para que esses cuidados sejam eficazes e tragam bons resultados, é importante que você fique de olho nas necessidades do seu fio!
Como fazer a hidratação e nutrição?1° passo: aplique o shampoo sem sal da linha somente na raiz. ... 2° passo: agora é a vez de hidratar as madeixas. ... 3° passo: aplique o condicionador no comprimento do cabelo e enluve-os. ... - Reconstrução com máscara concentrada.
O processo de hidratação para cabelos secos pode ser um grande desafio para mulheres que têm essa característica de fios. Se esse também é o seu problema, temos uma boa notícia! É possível, sim, manter os seus fios saudáveis, bonitos e alinhados, mesmo sem ir ao salão de cabeleireiro.
Veja a seguir:1 ª dica – Aplique o creme ou o óleo certos para o seu tipo de cabelo.2ª dica – Deixe os cabelos limpos, sem resíduos de produtos.3ª dica – Retire o excesso de água.4º dica – Ainda com os cabelos úmidos, aplique o creme de hidratação.5ª dica – Deixe o produto agir conforme a recomendação no rótulo.
A hidratação capilar é especialmente indicada quando sentimos o cabelo ressecado, opaco, sem movimento, com pontas duplas e quebradiços. O ideal é que o procedimento já esteja inserido na sua rotina de cuidados capilares, mas ela também pode ser feita quando você sentir que o cabelo está “sem vida”.
Para cabelos saudáveis alternem a cada dois dias nutrição e hidratação, e para finalizar o cronograma, uma reconstrução. Para cabelos ressecados a cada dois dias alternem hidratação, nutrição e reconstrução.
Principais ativos para hidratação dos cabelosD-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios.
Aliás, essa é a forma mais simples de identificar uma máscara nutritiva: olhar o rótulo e ver se os óleos estão presentes na fórmula. Os óleos naturais mais utilizados para nutrição capilar são o óleo de abacate, de argan, de gérmen de trigo, de amêndoas, macadâmia, óleo de manketti, entre outros.
A diferença entre a máscara e o creme de tratamento é que o primeiro é mais intenso e indicado para cabelos danificados. As fórmulas podem ser mais pesadas ou mais leves, além de poderem ter consistências diferentes.
A principal diferença entre as duas é o poder de ação. A máscara de manutenção ajuda a manter os resultados obtidos com a máscara de tratamento. Assim, para ter os melhores resultados o ideal é apostar nessa dupla dinâmica. A indicação geral éo uso intercalado das duas, respeitando o tempo e a reação dos fios.
Qual doença faz a pessoa ver coisas?
Quando usar U ou L nas palavras?
O que é manta impermeabilizante?
Qual a importância dos 3 Rs para o meio ambiente?
Quais alimentos são ricos em ômega 6?
Como usar o cartão da Caixa poupança?
Quais são os direitos da residência?
Por que não se deve usar água para apagar um incêndio em óleo?
Como adicionar linha de tendência no Google planilhas?
Quando foi lançado o Amazonia-1?
Quando é que começa o período fértil?