As duas mais-valias conferem lucro aos empregadores através de formas diferentes: a mais-valia absoluta através da extensão das horas de trabalho (mantendo o mesmo salário), enquanto a mais-valia relativa reduz o valor da força de trabalho.
“A produção de mais valia absoluta gira exclusivamente em torno da duração da jornada de trabalho; a produção da mais valia relativa revoluciona totalmente os processos técnicos de trabalho e as combinações sociais. (MARX, O Capital, Livro 1, Vol. 2, p. 586).
Há dois tipos de mais valia: Mais-Valia Absoluta: nesse caso, o operário realiza o trabalho em determinado tempo que, se fosse calculado em valor monetário, resultaria na desigualdade entre o trabalho e o salário. Ou seja, o lucro surge com a intensificação do trabalho pelo aumento de horas na jornada laboral.
A mais-valia está para o capital variável como o mais-trabalho para o necessário, ou a taxa da mais-valia m/v = mais-trabalho/trabalho necessário. Ambas as proporções expressam a mesma relação de forma diferente, uma vez na forma de trabalho objetivado, outra vez na forma de trabalho em fluxo.
Karl Marx foi um ferrenho crítico do modo de produção capitalista. Seu método de análise é o materialismo histórico dialético, caracterizado pelo estudo da história a partir da luta de classes.
37 curiosidades que você vai gostar
A mais-valia relativa apresenta-se quando o desenvolvimento de maquinário mais avançado e de maior eficiência, o que, teoricamente, levaria à diminuição dos custos e do tempo de produção, não se traduz em melhorias para o trabalhador.
Sobre a mais-valia, conceito de Karl Marx, é correto afirmar que: a) Trata-se de um engano, uma vez que o lucro captado pelo investidor é gerado por si só, a partir da rentabilidade de seus investimentos.
Marx mostra que o valor tem uma forma social constituída de trabalho humano socialmente igual. O valor ganha independência e autonomia no seio da sociedade capitalista na medida em que permanece alienado dos seus verdadeiros produtores.
O que é valor? O valor é um conceito muito mais subjetivo, pois ele depende das expectativas e demandas das pessoas que desejam adquirir um bem ou serviço. É importante mencionar que o valor não diz respeito ao produto em si, mas sim a sensação de satisfação que um cliente tem em adquiri-lo.
Como burlar o sistema do Spotify?
Como ter uma conta no Instagram Tumblr?
Como tirar a cera protetora do piso porcelanato?
Como ter dois IPs na mesma rede?
Como tirar a chave da ignição do Yaris?
Como ter uma boa nutrição alimentar?
Como tirar a marca da cintura?
O que passar nas mãos ásperas?
Como finalizar tarefas em segundo plano?
Quantos orixás uma pessoa pode incorporar?
Como tirar o documento de radialista?
Como finalizar mais de um processo ao mesmo tempo?
O que precisa para tirar a carteira de assistente social?