Este episódio pode ser classificado em dois tipos: AVC isquêmico, quando a artéria do cérebro se obstrui e ocasiona, consequentemente, uma isquemia (falta de sangue em determinada região); ou AVC hemorrágico, que é quando a artéria cerebral se rompe e causa um sangramento, uma hemorragia dentro do cérebro”, informa o ...
Qual a diferença entre AVC e isquemia cerebral
Na verdade, a isquemia cerebral é um tipo de acidente vascular cerebral (AVC). Tanto que, em termos médicos, ela é conhecida como Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).
AVC hemorrágico: que é mais agressivo e se dá quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue; AVC isquêmico: que pode ocorrer quando há um entupimento do vaso sanguíneo por acúmulo de placas de gordura em suas paredes ou por um coágulo entupir o vaso e impedir o fluxo de sangue.
O acidente vascular cerebral isquêmico ou isquemia cerebral é causado por um bloqueio na circulação sanguínea cerebral. Esse bloqueio pode ser por um fator local ou conseqüência da migração de pequenos coágulos a partir do coração ou das artérias que irrigam o cérebro.
A hipóxia cerebral pode levar a graves sequelas ou até mesmo a morte da pessoa caso não seja identificada e tratada logo que surgem os primeiros sintomas, como sonolência, paralisia dos braços e pernas e alterações da fala e da visão.
35 curiosidades que você vai gostar
Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.
É possível sobreviver à doença, com ou sem sequelas, mas o AVC também pode causar morte cerebral. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.
Como muitos problemas cardíacos, a doença isquêmica pode ocorrer devido a fatores de risco. São eles: diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, pressão alta (hipertensão) e má alimentação. Outro fator é a morte de um dos pais do paciente por problemas cardíacos.
Os sintomas mais comuns de isquemia cardíaca incluem:dor forte no peito;dor no peito que irradia para outras partes do corpo, como braços, nuca, ombros ou braços;palpitações cardíacas;batimentos cardíacos acelerados;sensação de queimação no peito, que pode até ser confundida com uma azia;
Como fazer ligações de graça pelo celular?
O que é um desregulador endócrino?
O que é a grade curricular de uma escola?
Como funciona fechadura da porta?
Como não surtar no relacionamento?
Como ser mais limpa e organizada?
Para que serve a desumidificação do ar condicionado?
Quantos fatura um dono de auto center?
Como ser um bom staff de Minecraft?
Quando acaba a franquia da HughesNet?
Quem paga pensão em caso de morte do pai?
O que abrange a gratuidade de justiça?
Qual Universidade Sheldon Cooper se formou?