Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).
Por se tratar de um defensivo agrícola, não é recomendado que seja feita mistura com outros produtos. Normalmente misturas com inseticidas, fungicidas, fertilizantes, adjuvantes e redutores de pH apresentam anormalidades que podem comprometer a eficácia do produto e aumentar, em alguns casos, os níveis de fitotoxidez.
Inseticidas são substâncias químicas ou biológicas utilizadas para controlar insetos-praga (ovo, larva e adultos) que atacam e prejudicam as lavouras.
Dessa forma, os herbicidas matam as plantas. Para ser seletivo, o herbicida deve: – afetar o local de ação na planta daninha, mas não na cultura; – ser metabolizado ou degradado pela cultura e não o ser pela planta daninha; – atingir somente a planta-alvo.
O que é fungicida
Os fungicidas são os defensivos agrícolas que combatem a presença dos fungos na lavoura. Existem vários tipos de fungos e, geralmente, sua presença é diagnosticada quando as folhas, caules ou frutos apresentam manchas amareladas, brancas, marrons ou pretas.
21 curiosidades que você vai gostar
Os fungicidas podem funcionar danificando a membrana celular do fungo, inibindo um processo importante para os fungos, identificando um ou mais processos no fungo. É importante incorporar diferentes modos de ação por mistura ou produtos alternados para manter a eficácia e evitar a resistência a fungicidas.
10 regras úteis para aplicação de fungicidas1 – Aplique fungicidas antes do desenvolvimento da doença. ... 2 – Use intervalos de pulverização mais curtos durante condições climáticas favoráveis às doenças das plantas. ... 3 – Aplique fungicidas antes da chuva, se possível. ... 4 – Saiba quando alternar fungicidas.
O herbicida sistêmico é transportado no interior da planta até atingir o local de ação desejado, sendo geralmente absorvido pelas folhas e raízes. Assim, o herbicida sistêmico não precisa de cobertura total da superfície foliar, o que possibilita o uso de gotas maiores.
Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.